segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dessacralização do Sagrado



É fácil dessacralizar o Sagrado.

Vários personagens na Bíblia fizeram isto. O mais conhecido de todos foi Nadabe e Abiú, sacerdotes que trouxeram fogo estranho diante de Deus e por isto morreram. Eles brincaram ou menosprezaram a seriedade do ato que realizavam, estavam diante do Deus Todo-Poderoso, mas não levaram a sério seu oficio. Profanaram elementos sagrados.

Caim é outro personagem cuja história podemos relembrar. Ele e seu irmão Abel saíram para oferecer um sacrifício a Yahweh, era desta forma que prestavam cultos no Antigo Testamento, mas o coração dele estava cheio de ira, e enciumado do irmão, participou do ato religioso, mas ao sair dali, convidou Abel para ir ao campo onde o matou. Estava na igreja, mas seu coração estava com ódio e raiva. Seu culto não valeu nada e ele não teve qualquer escrúpulo em arquitetar um plano de matar o irmão, estando ainda no solene momento de adoração.

Um antigo professor nos advertia como estudantes de teologia: “Tome cuidado para não dessacralizar o Sagrado”. Hoje entendo melhor o que ele nos falou naqueles dias. Podemos participar de um culto ou missa com motivações ímpias e perversas; podemos ler a Bíblia não para aprender dela, mas para questioná-la; podemos transformar nossa espiritualidade em instrumento de dominação e abuso, e nos tornarmos religiosos cruéis justificando atitudes em nome de Deus, usando a religião e a fé como instrumento de manipulação, e assim, o Sagrado perde o seu efeito em nós.

Podemos zombar da fé, das coisas de Deus, dos elementos sagrados, mas podemos ainda, ter aparência de sacralidade, como lobos em pele de ovelhas. A espiritualidade se torna uma camuflagem da malícia. Transformamos Deus em álibi da pouca vergonha, da imoralidade e da preguiça intelectual e/ou moral, justificamos atos em nome de Deus, e a divindade se transforma em subterfúgio de atitudes insanas e perversas.

Quem assistiu seriados como “Os Bórgias” ou “Os pilares da terra”, deve ter se escandalizado e revoltado com as manipulações de homens religiosos. Não é sem razão que muitos se rebelam contra Deus. Muito do nosso ateísmo está ligado, não a Deus, propriamente, mas às representações de divindades que encontramos. São pessoas que deveriam ser sensatas no ofício mas que apenas fazem mimetismos de sacralidade. Deus se torna um simulacro, uma representação. O Sagrado perde o efeito. Dessacraliza-se o Sagrado!

Jesus criticou muitos fariseus com tais atitudes. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo! Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!” (Mt 23.14,15). Este é um discurso duro.

Não esvazie as coisas sagradas do coração. Nunca perca a capacidade de ter “assombro” e estar maravilhado diante das coisas sobrenaturais. Não considere profano aquilo que é Sagrado. O falso não anula o verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário