segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Casamento não foi feito para dar certo!



                                               
Que me perdoem os românticos, mas casamento não foi feito para dar certo...
Stephen Kanitz no seu artigo “o segredo do casamento”, faz uma paródia sobre o casamento dizendo que não dá para viver a vida inteira com a mesma pessoa, ouvindo as mesmas piadas, freqüentando os mesmos lugares, usando as mesmas roupas e perfumes e com os mesmos hábitos. O segredo é “divorciar” desta mulher, mas casar novamente com ela...
A verdade é que casamento não foi feito para dar certo... Nós precisamos fazê-lo dar certo. Deixe-me enumerar alguns pontos que levam o casamento a não dar certo.
Primeiro, questão de Gênero. Homens e mulheres são diferentes. Larry Crabb afirma que devemos celebrar as diferenças, mas as diferenças, na maioria das vezes, são fonte de irritação. Homem é mais racional, dedutivo, lógico e genérico, a mulher, mais intuitiva, visceral, especifica. Mulher nunca vai entender cabeça de homem, nem homem vai entender cabeça de mulher.
Segundo, temperamento.  As pessoas são muito diferentes, na forma como lidam com a vida, como agem e reagem. Dizem que os opostos se atraem, mas no casamento, opostos tendem a se tornar fonte de irritabilidade. Já ouviram falar de incompatibilidade de gênios? É exatamente do que estou falando. Somos incompatíveis! Se quiser usar esta desculpa para o divórcio, ela se aplica a qualquer relacionamento. Ninguém é compatível de gênio. Pense na sua mulher (ou marido). Existe compatibilidade de gênio entre vocês? “incompatibilidade de gênios é uma frase de grande efeito criada por pequenos juristas, para justificar o divórcio” (Paul Tournier).
Terceiro, formação e educação. As pessoas trazem backgrounds culturais e familiares distintos. Uma vem de herança européia, outra latina; uma do catolicismo, outra do protestantismo; uma é grega, outra é troiana; uma é bahiana, outra goiana; aquela tem formação rígida, inflexível, a outra vem de um lar liberal, frouxo. Numa sociedade plural, nossa procedência é geralmente distinta, cultural, religiosa, educacional. Aí resolvemos nos casar. Estão percebendo como é difícil?
Quarto, experiências e histórias – Ao chegarmos no casamento, já temos uma história de vida marcada por traições, enganos, amores, doenças emocionais. Não somos uma “tábua rasa”. Temos o “infinito particular”, já levamos pancadas, batemos, apanhamos. Aprendemos a criar mecanismos de defesa: reação, introjeção, projeção, deslocamentos. Sabemos acusar e defender, atacar e proteger.
Por último, o narcisismo e egocentrismo.  Achamos que o outro tem de nos fazer feliz, e que deve estar ao nosso dispor. Não entendemos que existe uma solidão na alma, que nenhuma outra pessoa pode resolver e culpamos o outro pelo nosso fracasso. A depressão e mau humor que historicamente nos acompanham a vida inteira afloram no casamento com muita força. Nos frustramos nos relacionamentos porque somos auto enamorados. A síndrome de narciso está presente, olhamos no espelho e acreditamos que “não existe ninguém mais belo do que eu”, e ninguém merece maior consideração...
Por isto precisamos considerar que casamento não foi feito para dar certo... ele tem todos os ingredientes necessários para dar errado. Precisamos fazê-lo dar certo.

Isto envolve vontade pessoal e graça de Deus. Disponha a fazer o seu casamento dar certo. Peça graça de Deus para que você seja capaz de lutar para que ele dê certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário