domingo, 2 de março de 2014

Fato sempre gera sentimento


C. S. Lewis faz a seguinte proposição filosófica: “sentimento nem sempre gera fato, fato sempre gera sentimento!”. Esta dupla afirmação é uma das mais eficientes e revolucionárias fórmulas para reorganizar nossas emoções e restaurar relacionamentos.
A primeira parte desta afirmação aponta para o fato de quão inútil podem ser nossos sentimentos para realizar o bem, quando não se transformam em atitudes. Você pode sentir muito dó de determinada pessoa, ver o estado deplorável de uma criança de rua, uma pessoa abandonada ou necessitada, e isto pode até chocar sua sensibilidade e levar você às lagrimas, mas não necessariamente a tomar uma ação concreta para cuidar e proteger. Você sentiu muito, mas sua emoção não gerou nenhuma atitude – não gerou fato.
A segunda parte diz que “fato sempre gera sentimento”. Esta é uma afirmação um pouco mais complexa.
É fácil entendermos que atitudes saudáveis geram emoções saudáveis, em nós e nos outros, pois quando fazemos aquilo que é certo e amoroso, tal atitude gera dividendos positivos. Mas existe, em contrapartida, alguma coisa em nós que se torna um problema: “Não gostamos de fazer algo quando não queremos fazer”. Eventualmente não sentimos vontade de fazer o bem. Nos defendemos afirmando que “não queremos ser hipócritas”, e que “não podemos fazer nada se não estamos sentindo!”
Veja como esta questão pode se tornar complicada. A Bíblia afirma que “se o teu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber” (Rm 12.20). Pergunte a si mesmo, honestamente: Eu realmente tenho vontade de fazer o bem para aquele que me considera inimigo, ou para alguém de quem me sinto inimigo? Naturalmente, não.  Se ele morrer de fome, problema dele, posso me justificar dizendo que não fui o responsável. Se morrer de sede, posso ficar ainda mais satisfeito, porque o sofrimento foi mais cruel e intenso. Ninguém quer fazer o bem ao inimigo. Portanto, a bíblia parece nos ensinar que amor não é fruto do sentimento, mas da vontade. Eu decido amar! Amor não tem a ver com sentimento, mas com obediência. Amor não é uma emoção, mas uma prática.
Então, faça o que Deus lhe ordena fazer. Apenas obedeça. Se o seu coração lhe dizer Não (Sentimento), ainda assim faça! (Atitude).
C.S. Lewis fala de fazer o bem “as if” (como se) o amor já estivesse presente. Ele afirma que quando fazemos o bem, porque temos que fazê-lo, e não porque o sentimento está presente, ocorre algo surpreendente no coração de quem faz e de quem recebe. Este fato, sempre gera sentimento.
Para exemplificar, ele usa o negativo exemplo do povo alemão, que desenvolveu ódio pelos judeus, por isto, resolveu persegui-los e exterminá-los. Eles estavam sendo honestos com o sentimento que tinham. Era de se esperar, portanto, que depois que vingassem de forma tão cruel como fizeram com a prática do genocídio, eles finalmente encontrassem certa satisfação interior. No entanto, ficaram ainda com mais ódio dos judeus e da vida.
Quando você faz o bem (amor não é sentimento, mas prática) o sentimento que você ainda não tem, virá. Atitudes de amor, geram sentimentos de amor.
Veja como isto tem implicações poderosas no relacionamento familiar. O marido sente-se ferido pela esposa, então, ao invés de reagir às provocações, age com bondade e ternura. Este amor demonstrado tem o poder de curar, restaurar e fazer brotar amor no outro. O seu comportamento de amor gerou no outro um sentimento de amor, pois fato sempre gera sentimento. Se este princípio for aplicado ao relacionamento em casa, será capaz de transformar a história de competitividade e luta, em doação e entrega.

Será que este princípio é realmente válido? Só há um jeito de saber. Coloque-o em prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário