quinta-feira, 27 de março de 2014

Respeite o seu ritmo



Seres humanos possuem ritmos diferentes de vida. Aprendi isto a duras penas observando determinadas coisas em casa.
Minha esposa tem pouca necessidade de sono. Eu sou mais ou menos do tipo descrito numa tirinha do Charles Brown: “Eu gosto tanto de dormir, que a primeira coisa que penso quando acordo é quando vou dormir novamente”. Ou, como um amigo se referiu a si próprio: “Eu preciso de oito horas de sono à noite, e outras oito horas durante o dia”. Então, invariavelmente sou eu quem forço um pouco minha esposa a deitar, porque a madrugada para ela é um convite. E tem mais: No outro dia, ela acorda mais disposta que eu, porque ao acordar, ainda levo cerca de meia hora para estar lúcido, ela já acorda turbinada para as atividades que tem a realizar.
Meu filho tem um sério problema de mau humor quando está com fome. Ele descobriu que sua esposa também é assim. Resultado: Eles nunca discutem um assunto antes do almoço. Eles sabem que não terão condições de analisá-las da forma correta. O julgamento deles será prejudicado pela fome.
Temos ritmos diferentes. Um se irrita facilmente com o calor, outro com o frio. Um suporta bem a fome, outros se irritam. A mesma coisa se dá em diversas áreas da vida. A vida precisa de ritmo, e quando aceleramos demais, corremos o risco de fundir o motor biológico, emocional ou espiritual – ou ambos.
Um grupo de pessoas de uma igreja americana foi visitar um missionário que trabalhava numa aldeia remota. Eles sabiam que a viagem não seria fácil. Teriam que ir de avião até um determinado lugar, pegar um barco para uma viagem de 6 horas, e depois andar um bom tempo na selva. No primeiro dia da caminhada, se surpreenderam com o ritmo, e ficaram felizes ao observar que andaram bem mais que haviam previsto no roteiro. No outro dia, porém, tiveram uma surpresa. Os carregadores fizeram corpo mole e se recusavam a levantar. O intérprete então explicou: “Eles afirmam que andaram muito depressa ontem, e que precisam ir mais devagar para que a alma deles alcance o seu corpo”.
Quando andamos rápido demais, corremos o risco de esvaziar o nosso tanque emocional. De atropelar processos, de substituir o prioritário pelo urgente. Eventualmente o nosso corpo estressa e apresenta sinais de esgotamento. Se não ficarmos atentos, vamos colocando cada vez mais atividades nas nossas agendas, para atender as demandas de outras pessoas. Gordon MacDonald, no livro "Ponha em ordem seu mundo interior" afirma que fazer e planejar a agenda com antecedência, ajuda a orientar a ação, caso contrário, pessoas fortes do seu círculo de relacionamento, tenderão a fazer agendas e programas para você.
Lee Yacocca, que conseguiu reabilitar a falida Chrisler Corporation afirma que o homem bem sucedido que não consegue tempo para si, para descansar e fazer as coisas para seu prazer, na verdade é um homem fracassado. Ele mesmo, apesar de ser um executivo, organizava sua agenda para encerrar seu expediente na sexta feira as 18 hs, ia para casa, e não fazia absolutamente nada no sábado e no domingo, nem sequer ligava seu celular para atender telefonema de clientes. Ele afirmava que o homem que não consegue tempo para si mesmo e para sua família, para lazer e hobbies que ele aprecia, é na verdade um grande tolo.

Se quiser viver mais e melhor, respeite o seu ritmo. Dê tempo para seu organismo repor o tanque emocional. Existem pessoas correndo, mas que estão à beira da morte. A vida precisa de ritmos, de rituais, de tarefas simples, de organização de agenda e do tempo. Portanto, observe seu ritmo e viva melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário