quinta-feira, 27 de março de 2014

Vendo pontes ao invés de abismos



Certa manhã, um homem ligou de forma imprevista para o trabalho da esposa, com tom de voz exuberante: “Temos uma grande decisão a tomar, querida. Fui convidado para trabalhar oito meses no estrangeiro. Se aceitar, vocês e as crianças irão comigo na semana que vem, o que você acha?”
A esposa ficou tão atordoada que não teve resposta. Só via uma série tremenda de problemas. Como seria possível fazer as malas e a casa e partir daí a uma semana? E se os filhos, ainda pequenos, não se adaptassem às escolas estrangeiras? E como viver num país diferente sem saber como as coisas funcionam?
Enquanto construía mentalmente a lista de dificuldades, veio à sua memória uma visita que ela fizera à sua tia que morava na fazenda, e quando saíram para passear, debaixo de um forte calor, ao chegarem ao riacho, sua tia disse impulsivamente: “Vamos passar pra o outro lado? A outra margem parece muito bonita. Vamos ver o que existe lá?”.
Hesitantemente ela alegou que podiam cortar os pés nas pedras do riacho, que o sol poderia castigar ainda mais sua pele clara que eventualmente se descascaria, argumentou que já tinham caminhado muito e que no outro dia estariam cansadas... Foi quando sua tia falou de forma brava: “Que mau emprego da imaginação! Você está criando abismos onde deveria haver pontes!”
Uma grande amiga minha passou por situação semelhante. Sua colega decidiu sair do emprego em São Paulo e morar em outro país, recomeçar a vida, e a convidou para irem juntas. Quando ela hesitou, a amiga respondeu: “Não vai doer, vai ser apenas diferente!”. Por causa da segurança da amiga, moraram em Nova York, depois no Hawaí, e finalmente retornaram para Nova York, onde ela encontrou seu marido, que é um famoso cartunista da Marvel Comics.
Não temos nenhuma garantia em nossa vida, a não ser a de que Deus cuida de nós. Tantas vezes agimos como se nosso estilo de vida nos impedisse de pisar em um terreno desconhecido. Se a vida é uma aventura, que ela seja maravilhosa. Deus é surpreendente. A vida é surpreendente!
Certo poeta fez a seguinte pergunta: “Se você quisesse fazer o jardim mais bonito do mundo, como é que começaria?”. A resposta mais original veio de uma criança de 8 anos: “Compraria um pacote de sementes”.
O Reverendo Vivian Symons, sacerdote londrino, escreveu um artigo chamado “A fé que moveu uma igreja”, falando de sua experiência de demolir uma antiga igreja danificada durante a guerra, e por isso, abandonada, e praticamente sozinho transferir os velhos tijolos para um local a 27 quilômetros de distância, e com o material usado, construir uma nova igreja. Um articulista ao comentar a atitude do velho pastor afirmou: “Eu sei como foi. Ele não tentou carregar a igreja toda nas costas de uma vez só. Um simples passo, com um tijolo, é um bom começo”.

Os caminhos para construir pontes nunca ficam distantes. São numerosos e todos eles começam em frente de nossa casa, a apenas um passo de distância. Não olhe os obstáculos, olhe as oportunidades; veja pontes ao invés de abismos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário