quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Estações da vida



É maravilhoso observar a forma equilibrada, harmônica e previsível com que a natureza se movimenta. Como me alegro em ver as mudanças climáticas e as estações definidas. Esta previsibilidade e estabilidade ajuda a planejar a vida, e a fazer investimentos, organizar as férias, etc. A Bíblia afirma que Deus “nunca deixou que de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-nos chuva e estações frutíferas”.
Imagine se o agricultor não pudesse antecipar o período de estio e de chuvas? Como seria possível arar, plantar e esperar o crescimento das plantas se não esperasse este movimento harmônico?
Cada estação trás novos e vitais insights para vida. O inverno nos convida à reclusão e silêncio, levando-nos a uma maior reflexão e reverência; a primavera, com suas flores e aromas específicos, prenuncia renovação e esperança; o verão, com o calor convida ao descanso, atividades físicas, contacto com a natureza e ao relaxamento do corpo; o outono, sinaliza para a ocasião de um tempo de transição e reflexão.
Assim é a nossa vida.
Existem dias em que somos convidados à celebração, às viagens, ao descanso. São dias de sol e esplendor; noutros, passamos por angústias e temores, pressões e medos. São dias sombrios e densos, quando o céu se enegrece e se torna de chumbo; noutros, os sofrimentos são tão grandes que não imaginamos ser possível suportar, vem as chuvas, temporais e fortes ventos, mas a chuva que cai renova o terreno árido da alma, desfaz as grossas nuvens deixando que o sol apareça novamente. O segredo é não se desesperar com os dias sombrios e escuros. “O choro pode durar a noite inteira, mas a alegria vem ao amanhecer”.
São muito sábias as palavras de Eclesiastes: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz”.

Não se esqueça: Amanhã, vai ser outro dia! A vida se renova, o inverno não dura para sempre. O sol vai novamente brilhar, o inverno vai passar e as flores vão brotar novamente, num movimento de leveza e graça deste ciclo continuo que completa as estações da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário