quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bençãos aparentes

Nem todo mal é bem e nem todo bem é mal.
José percebeu isto de forma muito clara ao avaliar a maldade de seus irmãos contra ele, e viu como Deus havia usado toda aquela experiência para se transformar em benção. “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” (Gn 50.20).
Por outro lado, nem todo bem é bom!
Muitas pessoas enriquecem, tornam-se prósperas, fazem fortunas, ficam famosas e recebem aclamação pública, mas seus corações se desviam de Deus por causa da abundância. A prosperidade se transforma em mal.
O povo de Deus murmurou e Deus enviou codornizes do mar, e todo o povo se refestelou com a quantidade de aves que caiu sobre o arraial, e a gana por aquela carne era tão grande que muitos morreram quando ainda comiam. Ao comentar este incidente, o salmista afirma: “Concedeu-lhes o que pediam, mas fez definhar-lhes a alma” (Sl 106.15). Receberam a benção material, mas suas almas foram duramente abatidas.
Nani Azevedo afirma: “Eu não correrei atrás de bençãos, sei que elas vão me alcançar”. Diz isto no contexto em que afirma que a grande benção é o próprio Deus. Estar com Deus, sem dúvida, é a grande benção da vida. Termos a benção de Deus é absolutamente vazio se não temos o próprio Senhor da benção. Muitas vezes as bençãos não são perceptíveis em nossas vidas, no entanto, sua presença ilumina nossos angustiantes momentos e transformam nosso caos num lugar de experiência com o Pai Celeste.
A grande benção de Deus é Deus em si mesmo.
Quando Israel enfrenta mais uma de suas grandes crises, Deus diz a Moisés: “Enviarei o meio anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus... mas não subirei contigo” (Ex 33.2). A benção o seguiria, mas não sua presença. Quando Deus diz isto, o povo entende a gravidade: “Ouvindo o povo estas más noticias, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu seus atavios” (Ex 33.4). Então, Moisés declara peremptoriamente a Deus: “Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Ex 33.15).
Esta é a grande verdade. A única benção real e duradoura é a presença de Deus conosco. Qualquer outra benção material é temporal e circunstancial, mas a presença de Deus é nossa maior benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário