segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Percepção



Todos nós já nos deparamos com situações nas quais fizemos leituras totalmente equivocadas, porque nossa visibilidade era muito pequena ou o ângulo de visão era ruim. O fato é que, o grande e real problema da vida não é o que nos acontece, mas como interpretamos a situação. Todos teremos dias maus e bons, como nos ensina a antiga sabedoria: Após uma longa chuva, dois amigos que se encontravam na mesma choupana, tiveram perspectivas totalmente diferentes. Um olhou para o céu e viu estrelas, outro para o chão, e viu lama.
Quando Jesus fala de dois homens construindo suas casas, ensina que um construiu sobre a rocha, e ela se manteve firme; o outro construiu sobre a areia, e ela não se sustentou. É interessante notar que na parábola as mesmas coisas aconteceram para ambos, embora as resultados se tornassem completamente diferentes. “...e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa...” Uma caiu, outra ficou firme.
A verdade é que o mesmo sol que endurece o barro, derrete a cera. O grande desafio da vida não é apenas evitar desagrados e feridas, que inevitavelmente virão, mas decidir o que fazer quando as situações forem antagônicas e vierem os dias maus.
Jesus ensinou: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo teu corpo será luminoso”. Os olhos são as janelas da alma. Através deles recebemos as informações externas, interpretando-as e decodificando-as. Visão deformada altera a compreensão da verdade, do mundo, dos outros, de nós mesmos e dos fatos.
Para nosso próprio bem, precisamos fazer leituras apropriadas da vida usando óculos certos, e interpretar com coragem os eventos e tarefas desafiadoras. A hermenêutica de nossa história, a forma como interpretamos o que vemos é que nos transformará em heróis ou bandidos; vítimas ou tiranos; sucesso ou fracasso.
Eugene Peterson afirmou ironicamente que a coisa mais interessante da vida é bagunça! Isto mesmo. Para ele, quando perdemos o controle da situação, somos obrigados a considerar novas oportunidades e alternativas que nunca antes havíamos admitido. Mesmo quando o leque de oportunidades é ainda muito pequeno, sempre haverá uma saída. Grandes conquistas se fizeram depois de enormes fracassos. A solução no meio da crise poderá eventualmente ser encontrada quando virarmos a esquina ou depois de uma noite reparadora de sono, ou de umas férias forçadas.
"A cada momento das nossas vidas, operamos sob dois pontos de vista: um humano e outro divino. O mais popular é o humano; porém, o mais frutífero dos dois é o divino". (Charles Swindoll)


Nenhum comentário:

Postar um comentário