domingo, 29 de setembro de 2013

Atitude


 
Quantas vezes decidimos ser pessoas melhores, assumir compromissos maiores, sermos mais pacientes com os que nos irritam e sermos mais companheiros, mas tais resoluções se parecem com um regime que sempre começa na segunda-feira. Temos boas intenções, mas a prática parece algo complicado. 
Precisamos tomar atitudes na vida. Corremos o sério risco de vivermos protelando e adiando, este é o comportamento típico do procrastinador, que deixa sempre para amanhã coisas que precisava fazer hoje. 
Acabei de retornar do hospital. Fui visitar uma pessoa idosa que descobriu que tem um câncer terminal. Ela está serena, apesar de sentir dores. Está segura, por causa de sua firmeza de fé, apesar da iminência da morte. Ela sempre orou para que Deus não a deixasse numa cama, dando trabalho para os outros, parece que Deus está atendendo sua súplica. Sua filha, que mora no exterior, está viajando hoje para estar com ela. Quem quiser demonstrar-lhe alguma forma de amor, deve fazê-lo agora. Aparentemente não há muito tempo. Muitas outras atitudes que precisamos tomar, também precisam ser agora – A vida continua. 
A vida não muda sem que assumamos novas posições. Sem que resolvamos pagar o preço de novas e delicadas decisões, relacionadas ao perdão, à forma de viver e tratar as pessoas. 
Todos enfrentamos dificuldades inerentes para mudanças. Elas exigem sacrifícios, muitas vezes um alto preço a pagar, elas transformam o nosso cotidiano, mudam nossos paradigmas, velhos e arraigados hábitos. No entanto, apenas “melhores atitudes podem nos levar a maiores altitudes”.
 “Ninguém comete erro maior do que aquele que não fez nada porque só podia fazer pouco”. E. Burke (1729-1797) Outra pessoa afirmou: “Quanto mais eu vivo, mais entendo o impacto da atitude na vida. Para mim, atitude é mais importante do que fatos. É mais importante do que o passado, do que cultura, do que dinheiro, do que as circunstâncias, do que os fracassos, do que os sucessos, do que aquilo que os outros possam fazer, dizer ou pensar. É mais importante do que a aparência, capacidade ou habilidades. Atitude é o que cria ou destrói uma empresa, uma igreja, um lar. O incrível é que todos os dias podemos escolher a atitude que vamos adotar, mas não podemos alterar o passado. Não podemos mudar o fato de que as pessoas irão agir de uma certa maneira. Não podemos mudar o inevitável. A única coisa que podemos fazer é tocar com a única corda que temos e esta é nossa atitude... Estou convencido de que a vida é 10% o que acontece comigo e 90% como eu reajo a isso”.  
A grande verdade da vida é: "Quem quer, cria recursos, quem não quer, cria desculpas".    


Nenhum comentário:

Postar um comentário