sábado, 18 de maio de 2013

Estas coisas me cansam...




Com o passar dos anos surge uma tendência em nosso coração de nos tornarmos cínicos, céticos e rudes. Hoje entendo melhor Elis Regina quando dizia: “Não confie em ninguém com mais de 30 anos”,  ou a declaração de Milton Nascimento: “O que fizeram com nossa fé?... nossa esperança é como um sorvete que se derrete em pleno sol”.
Cansam-me as tolas e faraônicas obras que são feitas no Brasil, não para que se construa um país sério, mas para justificar maracutaias intermináveis, com desperdício do erário público. Cansam-me a atitude estúpida de empresários, que poderiam fazer um bom serviço com os contratos firmados e ainda terem bons lucros, mas decidem fazer com o pior material, subornar fiscais corruptos, para produzirem obras anacrônicas, retrógadas e antiquadas, não porque não são capazes de fazer coisas melhores, mas para justificar a malandragem e o jeitinho.
Cansam-me os viadutos que movimentam milhões de reais e que são feitos da forma mais rudimentar possível, apenas para que se justifique o valor da obra. Cansam-me a ganância daqueles que não pensam de forma empresarial: “Vou fazer porque tenho uma empresa eficiente e ágil”, antes consideram: “Vou ganhar dinheiro porque sei os caminhos tortuosos dos meandros políticos”. Cansam-me reportagens sobre infindáveis corrupções. Gente que não sabe ganhar dinheiro honestamente, nem fazer fortunas por competência.
Cansam-me o jargão “é corrupto, mas faz”, já que o corrupto não faz. Ele é o anti-empresário, anti-Brasil, que se expõe ao juízo da história que vai ridicularizar suas babaquices e anacronismos. Cansam-me a estupidez e arrogância de líderes, que tendo o poder de fazer o melhor para a história de um povo, decidem usar os piores mecanismos. Gente que não se contenta em ganhar bem através da eficiência e competência, mas que decide pela mediocridade e se gaba dela.
Cansam-me as passeatas das vadias, dos gays e lésbicas, da liberação da maconha, ou mesmo “carreatas de Jesus” para promover políticos fisiologistas que são ateus, mas gritam aleluias em grandes concentrações pentecostais para impressionar pessoas simples e atrair sobre si o julgamento de Deus. Será que não existem propostas mais maduras, conscientes e causas mais sérias pelas quais tenhamos que lutar? Nossa luta política precisa de motivos mais sublimes, num país onde crianças ainda são entregues à prostituição, e se chafurdam nas drogas com 10 anos de idade.
Cansam-me o fisiologismo do atraso, que impede a melhoria de infra-estrutura do país, a morosidade nos contratos, obras inacabadas, caros aterros e pontes, hospitais prontos e equipados com sofisticados equipamentos mas que não podem ser inaugurados por motivos políticos mesquinhos; rodovias com aterros, com pontes e viadutos prontos, mas que são abandonadas pela incompetência de um plano de gestão, fazendo com o que todo investimento anterior fuja pelo ralo.
Será que não dá para fazer algo melhor? Será que não dá para buscar excelência? Será que não podemos interromper esta canseira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário