sexta-feira, 10 de maio de 2013

DIA DAS MÃES !!!




Ontem recebemos a visita de uma amiga, cuja filha de 10 anos não parava de cantarolar uma música que sua professora de artes da escola estava ensaiando para a programação especial do Dia das Mães.  Havia uma clara ansiedade no seu coração quando ela voltou-se para sua mãe e disse: “Mamãe, amanhã tenho que acordar as 5 hs, para me preparar”, isto mesmo, 5 hs da manhã, para tomar banho, pentear o cabelo e estar pronta para a apresentação que sua escola faria. A mãe teve certa dificuldade em convencê-la de que era cedo demais, e não precisava ficar preocupada, pois tudo daria certo.
Achei muito bonito esta preocupação de criança em oferecer à sua mãe algo tão especial. Ela estava certa, este negócio de maternidade é algo muito denso e profundo.
Tudo já começa de forma literalmente visceral. Relacionamento de pai com filho nunca terá a mesma dimensão materna, porque não possui esta intensidade uterina. Do ponto de vista antropológico, a maternidade se locupleta nas teias da intimidade feminina, a tal ponto de que, em algum momento, chega-se a imaginar que o filho é a própria extensão da mãe. O processo de amamentação tem esta vertente de que a vida e o sustento da criança sai das entranhas maternas.
Por isto a morte de um filho para a mãe é algo tão doloroso. É um pedaço arrancado de sua essência. Explica-se ainda a relação de ciúme e a reação de controle que facilmente a mãe procura ter sobre suas “crias”. Proteção excessiva reflete esta dor da ruptura do cordão umbilical, necessário, mas tantas vezes traumático. É necessário ter uma boa dose de consciência e maturidade para deixar ir, para entender que o filho (a) cresceu, e que não há mais necessidade do leite materno para continuar a viver.. Isto envolve ruptura, rompimento e crescimento.
Por isto mãe é tão especial. Para os judeus, é considerado um autêntico israelita, não aquele que nasce de um lar judeu, mas aquele que eclode do ventre de uma judia. Nascer desta mulher é o que determina, indubitavelmente, o surgimento de um filho que pertence ao sangue e à raça judaica.
Depois de tudo isto, o que eu realmente gostaria de dizer é: Mãe: Você é especial do ponto de vista visceral, antropológico e espiritual. Parabéns pelo seu dia!

Samuel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário