sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como finanças afetam os relacionamentos




Recentemente uma pesquisa elaborada pelo New York Times demonstrou que cerca de 50% dos casais divorciados o fizeram por causa de disputas, desentendimentos e brigas acerca do uso do dinheiro. Alguns se separaram porque o outro era compulsivo no consumo, comprometendo todo orçamento doméstico; outros eram desatinados nas transações familiares, comprometendo posses, estourando cartões de crédito e limites, causando instabilidade, discordâncias, desavenças e eventualmente ruidosas brigas e finalmente, separação.
Na tentativa de minimizar este problema, foi criado um site que está dando o que falar, mas que tem sido acessado de forma surpreendente pelos apaixonados namorados que estão pensando em assumir um compromisso mais sério. Ele fornece aos enamorados, um relatório da situação financeira do parceiro, com isto, antes de assumir os votos e se empenhar perante a justiça, a pessoa conhece qual é o histórico de gastos da pessoa com quem ela pretende se casar, e qual a avaliação que os bancos fazem sobre o seu crédito pessoal.
Estive envolvido em muitos processos de divórcios que na sua maioria estavam relacionados à bancarrota financeira, e criava uma dinâmica destrutiva de acusação, defesa e condenação. Um dos casos mais interessantes ocorreu com um casal mais maduro, que vivia de aparências, usando roupas caras e grifes, freqüentando caros restaurantes e com bonitos carros. Ambos eram quebrados financeiramente, mas ao se encontrarem, imaginaram que era a oportunidade da redenção financeira. Ambos viviam altamente endividados, “comprando coisas que não precisavam, com dinheiro que não tinham, para impressionar pessoas que eles não gostavam”. O casamento foi pomposo, mas o resultado foi um desastre! Em poucos meses estavam separados porque foram mutuamente enganados.
Consultar o crédito financeiro de alguém pode parecer agressivo e revelar desconfiança, mas é necessário que os noivos conversem abertamente sobre a real condição financeira, para que se construa um relacionamento de confiança, maturidade, e isto não gere falsas expectativas e amargura no casamento. Por outro lado, ocultar débitos, dando uma falsa impressão da realidade, pode enfraquecer a confiança.
Casar com alguém acostumado a estourar o cartão, que vive endividado, não possui crédito financeiro e está enfrentando dificuldades em honrar seus débitos é prenúncio de uma enorme dor de cabeça. Entrar num relacionamento sem saber destas coisas é grande ingenuidade.
Ah, caso você queira acessar o site, só para ter uma idéia, já que o mesmo não serve para nós brasileiros, porque se refere à situação financeira dos americanos, aí segue o endereço: www.creditscoredating.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário