terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Universo Fechado

Recentemente conversei com uma pessoa que não cria em nada “além dela mesma”. A resposta que ela precisava para sua vida dizia estar dentro de si, e não acreditava em forças espirituais, anjos, demônios ou mesmo Deus. Por conseguinte, tudo estaria dentro dela como resposta e alternativa. Deus nada mais era que ilusão e utopia. A resposta do universo estaria no ser humano, não em Deus, posto que Deus não é real. Negava até mesmo formas de misticismo pagão, ainda que tivesse tatuado no seu corpo, símbolos místicos orientais de deusas que representavam unidade familiar. Para ela, nada mais que representações mitológicas. “Yo no creo em las brujas, pero que existem, existem”.
Durante este diálogo respeitoso de idéias, a sensação que tive foi de que ela vivia num “universo fechado”, sem a interpenetração de qualquer elemento sobrenatural, sagrado ou divino, e considerei que tal universo, por sua natureza torna-se muito restrito, talvez minha conclusão se dê pela minha própria percepção existencial. Não raras vezes me assusto com “meu infinito particular”, no desastrado encontro com meu ser, e preciso gritar e encontrar socorro para minha vida, mas o que eu necessito não está dentro de mim.
Alguém definiu auto-ajuda como uma pessoa que cai no buraco e tenta desesperadamente sair, tentando se puxar pelos próprios cabelos. Quando estamos desanimados, desencorajados, deprimidos ou em desespero como encontrar direção dentro de nós mesmos? É bom poder orar, declarar como o Rei Davi: “Deus é meu refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”. A ajuda que necessito está fora, não dentro de mim.
Quando me despedi daquela pessoa, disse-lhe sinceramente que gostaria de dar-lhe uma opção a mais, como o elfo faz com Frodo no filme “O Senhor dos anéis”, trazendo-lhe uma pequena jóia que poderia livrar-lhe em situações ameaçadoras. Não lhe dei qualquer objeto ou amuleto por não crer nestes símbolos, mas lhe dei um nome, Jesus, e lhe afirmei que ela poderia clamar por ele, qualquer dia, mesmo que nunca tivesse se encontrado com ele.
Disse-lhe ainda que, talvez, ela nunca sentisse necessidade disto, mas caso precisasse, seria bom considerar a possibilidade de que, além de seu universo fechado, haveria um nome que transcenderia os portais de suas muralhas humanas. Afinal, a abertura para o sobrenatural faz toda diferença!
Uma das coisas mais preciosas da realidade de Deus, é que ele não é um poder frio e existencial, mas caminha na nossa história ambígua e ouve nossa aflição e abatimento de espírito. Não sei o que você pensa sobre isto, mas para mim, esta é uma grande noticia!
Muitos ainda concebem Deus como um grande silêncio cósmico "lá fora, em algum lugar", outros sequer admitem que exista algo além de si mesmo. muitos desistem da procura e se entregam ao pessimismo e ceticismo; outros ainda ingerem grande quantidade de bebidas e barbitúricos para encontrar uma saída, para fugir às frias realidades de uma existência atormentada pela culpa, pela falta de propósito e pelo vazio. No entanto, Deus continua a revelar seu amor. "Habito num alto e sublime trono, mas habito também com o abatido e contrito de Espirito". Foi isto que ele assegurou ao profeta Isaías. O aparelho de televisão de sua casa pode não captar bem as imagens que recebe de fora, mas isto não tem a ver com um problema de fábrica. Cabe-nos ajustar os canais de sintonia em nosso receptor, procurar o sinal certo. Deus está enviando sua mensagem de amor, mas é preciso que sintonizemos o nosso coração ao próprio Deus. Em Jesus Cristo, "nossas vidas obscuras e limitadas recebem a luz da presença eterna de Deus, e vemos que há um outro mundo além da confusão, limitação e frustração deste mundo" (Billy Graham).

Nenhum comentário:

Postar um comentário