O conceito da resiliência, aplicada aos seres humanos, foi extraído da ciência, e refere-se à capacidade de um material em absorver energia quando deformado elasticamente e depois liberar essa energia quando a carga é removida, sem sofrer deformação plástica (permanente). Um material resiliente pode ser esticado ou comprimido, mas volta perfeitamente à sua forma e dimensão originais assim que a força (tensão) é retirada, retornando ao seu estado original após ser carregado e descarregado.
Este termo tem sido cada vez mais aplicado ao mundo psicológico. Existem pessoas que por causa da rigidez e inflexibilidade, não são capazes de ceder, de flexionar, e facilmente se quebram diante de tensões. Resiliência é a habilidade de se recuperar rapidamente após as dificuldades. Seu valor é imensurável, pois permite superar adversidades, traumas, estresse ou mudanças significativas, adaptando-se e retornando a um estado funcional de forma fortalecida.
Pessoas resilientes não negam a dor ou o estresse, mas processam as emoções negativas de forma mais eficiente. Isso impede que o estresse agudo se torne crônico, o que é destrutivo para a saúde. A resiliência permite que o indivíduo mantenha a calma e a perspectiva em meio ao caos, reduzindo a sensação de impotência e o impacto da ansiedade e da depressão.
No mundo profissional, a resiliência é um fator crítico de sucesso. Em ambientes de alta pressão e competição, a resiliência garante a persistência necessária para continuar avançando após contratempos, negociações difíceis ou rejeições.
A Bíblia afirma que, ‘ainda que o justo caia sete vezes, se levantará." (Pv 24.16) Esta citação demonstra que mesmo que uma pessoa justa tropece ou falhe muitas vezes, ela encontrará forças para se levantar e recomeçar. Esta passagem ensina sobre resiliência e a capacidade de se reerguer após as adversidades. A queda é vista como algo que pode acontecer a qualquer pessoa, mas a capacidade de se levantar novamente é uma característica daquele que busca viver de acordo com Deus.
Esta citação bíblica nos encoraja a não desistir diante das dificuldades, mesmo que cometamos erros, pois, ao nos levantarmos podemos renovar a fé e construir uma jornada de esperança. Podemos encurvar, mas não precisamos quebrar. Às vezes chegamos em um ponto que acreditamos não ser capaz de flexionar mais, mas ainda assim, nos surpreendemos ao perceber como a graça de Deus pode ser capaz de nos restaurar. É o crescimento pós-traumático. Algumas pessoas não só sobrevivem a desafios, mas realmente crescem mais fortes através deles. Um filósofo afirmou que devemos lutar por uma batalha mais do que uma vez para vencer. Somos gratos a Deus, porque ele sempre nos dá a força para novamente nos levantarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário