quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Sucesso

Em Agosto de 2008 ouvi o discurso de J.K.Rowling, conhecida autora inglesa que se transformou num fenômeno editorial com a série de livros sobre Harry Potter, falando para uma eufórica plateia de estudantes que se formavam na Harvard University. Ela afirmou o seguinte: “Para muitos de vocês, o que consideram fracasso, para milhões de pessoas ao redor do mundo é chamado de sucesso”.

Como já estamos chegando ao final do ano, precisamos perguntar: O que é sucesso?

Primeiramente, sucesso só vem antes do trabalho, no dicionário. Não existe vitória sem batalha, nem conquista sem luta. Certa vez li a entrevista de um famoso pianista, considerado um virtuose, que ao ser indagado se ele se considerava um gênio, reagiu veemente: “Detesto a palavra gênio. Vocês acham que alguém que treina diariamente, oito horas de piano por dia, pode ser considerado um gênio?”

Em segundo lugar, sucesso não pode ser medido em termos de conquistas, bens ou status, porque sucesso não é o que você tem ou conquista, mas o que você é. Hoje em dia, com a ditadura da estética, cria-se modelos e paradigmas de beleza, mas a melhor definição de beleza que ouvi foi a seguinte: “Beleza é você sentir-se confortável dentro de sua pele”. Sucesso é um estado de espírito, é você estar pleno enquanto ser. Pessoas de estilo de vida simples, tendo coisas simples na vida, podem se sentir extremamente bem sucedidas.

Em terceiro lugar, sucesso tem a ver não como você começa, mas como você termina. Existem pessoas que são velozes, mas se cansam rápido; iniciam bem e terminam mal. Gente assim é o que se denomina de “sucesso do fracasso”. Podem até ter ascensão rápida, se tornarem badaladas e comentadas, mas com o coração e as relações absolutamente adoecidas.

Por último, diria que sucesso tem a ver com Deus. Não adianta receber aplausos dos homens e não aplausos de Deus.

Do ponto de vista de marketing, Jesus terminou sua vida como um fracassado: De 12 amigos que teve, um lhe traiu, outro lhe negou e 10 fugiram na hora do aperto. A multidão que na semana anterior o aplaudia dizendo: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor”, agora grita: “crucifica-o! crucifica-o!”. Foi rejeitado pela sociedade, perseguido pelo sistema religioso, acusado de sedição pelo Estado, e morreu cruelmente numa cruz.

No entanto, o que a Bíblia ensina sobre Jesus? Ele estava “reconciliando o mundo consigo mesmo”; Ele estava pagando o preço nosso pecado: “O castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados”, “Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” ele estava vencendo os poderes espirituais: “despojando principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. O resultado? Aprovação do Pai celestial: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai”.


Por isto Jesus afirmou: “Que aproveita ao homem, ganhar o mundo interior e perder sua alma?”. Augusto Cury sintetizou muito sabiamente: “O objetivo fundamental dos sonhos não é o sucesso, mas nos livrar do fantasma do conformismo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário