terça-feira, 6 de outubro de 2015

Previsibilidade

Uma das coisas boas da natureza é sua previsibilidade.

Imagine se a natureza não tivesse um ciclo previsível? Se as estações não fosse definidas, se não soubéssemos quando cairia a chuva, quando esfriaria, quando seria a época de calor. Seria impossível planejar, plantar, se organizar. No entanto, a natureza segue uma precisão e uma harmonia impressionantes. Em países onde as estações são ainda mais definidas, as pessoas se organizam quanto ao lazer, viagens, trabalho, etc. Sem previsão seria caótico.

A Bíblia fala disto em forma de júbilo: “Deus não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e alegria” (At 14.17). “Assim diz o Senhor, que dá o sol para a luz do dia, e as leis fixas à lua e ás estrelas para a luz da noite, que agita o mar e faz bramir as suas ondas. Senhor dos Exércitos é o seu nome” (Jr 31.33).

Precisamos também de previsibilidade para encontrarmos paz e serenidade.

Instabilidades emocionais são um grave problema para a vida pessoal e para relacionamentos. Uma pessoa imprevisível é caótica e gera muita confusão e dor. Como se relacionar com pessoas com temperamentos variáveis e instáveis? Num dia estão num estado de euforia, noutro, azedos, dando azia em pacote de sonrisal... Comportamento bipolar precisa de cuidado terapêutico e tratamento psiquiátrico. Filhos se sentem acuados com pais que são inconstantes e instáveis. É ainda difícil estabelecer relações duradouras e sólidas quando não se sabe que resposta o outro vai dar. Pessoas instáveis quanto ao uso do dinheiro, ou mesmo a agenda, perdem uma dimensão profundo desta harmonia cósmica.

Nos antigos votos monásticos dos Pais do Deserto, quando as pessoas decidiam viver em monastérios consagrando suas vidas à oração e cuidado aos pobres, exigia-se dos candidatos quatro votos. Três deles são bem conhecidos, o quarto é pouco divulgado: Voto de pobreza voluntária, castidade (pureza sexual), obediência (às autoridades e às instituições), e estabilidade.

Um líder instável, volátil, temperamental é duro para uma instituição. Ele muda de acordo com o vento. Não possui previsibilidade. Se as regras e valores de uma organização são bipolares, os funcionários e adeptos, sentem-se desprotegidos. Eventualmente, até mesmo regras claras e duras como o legalismo, moralismo e ascetismo, parecem fazer mais sentido que a ausência de regras ou a disfuncionalidade das mesmas.

O universo é regido por leis claras. Você pode não gostar delas, e pode até mesmo ser rebelde e conspirar contra elas, mas ao infringi-las você sabe que consequências terá. Existe previsão. Se alguém resolve quebrar a lei da gravidade saltando de um prédio de 10 andares, porque resolver ignorar os riscos e viver “acima da lei”, isto não fará nenhuma diferença para a lei da gravidade. Ela continuará agindo sob os mesmos princípios: Todo objeto mais pesado que o ar, é atraído para o centro da terra. A rejeição ou ignorância desta lei, não invalida a lei. A ignorância da lei não isenta o culpado.


A vida e a natureza possuem previsibilidade. É bom pensar nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário