segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sua falta de fé é perturbadora

Voce já assistiu StarWars (Guerra nas Estrelas)? Um filme marcado pelos Jedis e suas espadas de luz, cheias de efeitos especiais, e cuja trilogia dupla levou cerca de 30 anos para terminar? O seu conteúdo é muito desafiador, com frases de efeito e muita adrenalina. A saga foi escrita por George Lucas, sob a orientação do maior mitólogo do mundo, Sir Joseph Campbell, e por isto é um livro carregado de símbolos e lendas.

Um dos personagens centrais, veio de outro planeta, e para não mostrar sua verdadeira aparência, matou Anakin e Virou Darth Vader, criando todo um império. Anakin era um menino, filho de uma escrava, com uma inteligência acima da média e já no episódio I, ele se oferece para pilotar uma corrida, e ao sair vitorioso, consegue sua liberdade, mas não a de sua mãe. Mais tarde se torna um Jedi, com muito poder, mas não podia desobedecer os Jedis mais antigos.

Seu ponto fraco era o orgulho, e por isto se torna um homem frio e violento, atacando até mesmo sua esposa, que dá a luz a Luke, antes de morrer. Então perde todos os privilégios que tinha e se revolta tornando-se o malvado Darth Vader. Desde cedo, seu filho Luke tinha grandeza interna, e se torna também um Jedi, tendo que lutar contra seu próprio pai, que está destruindo seu planeta. A trama é envolvente e empolgante.

Um dos diálogos mais interessantes do filme acontece entre Luke, que diante de tantos reveses afirma para Yoda. “O meu grande problema é que eu não acredito”, e Yoda responde: “É por isso que você fracassa. Sua falta de fé é perturbadora”, ou, conforme o texto em inglês: “Estou muito preocupado – com sua falta”.

É assim que me sinto diante de pessoas sinceras, honestas, mas que não conseguem desenvolver uma fé madura e equilibrada. Eu também acho a falta de fé – preocupante! A fé é essencial para o ser humano. Ela já tem sido considerada a terceira via do saber: A primeira é intelectual; a segunda emocional; e a terceira, a mística. Não crer significa reduzir o meu universo a um mundo fechado em torno de minhas próprias especulações e dores. Ou, como afirma o filósofo Pondé, que também é ateu: “Ser ateu é muito chato!”.
É importante ressaltar, porém, que não ter fé é preocupante, mas igualmente preocupante é uma fé equivocada. Milton Nascimento parece desesperar-se por uma fé, mesmo que desconexa, ao afirmar:

Agora não pergunto mais pra onde vai a estrada
Agora não espero mais aquela madrugada
Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser faca amolada
O brilho cego de paixão e fé, faca amolada”

Não é desta fé que estou falando. De uma fé “faca amolada”. Esta atitude é também preocupante. Fé na fé. Fé em substitutos de Deus. Fé em falsos deuses ou mesmo uma fé em si mesmo não é o tipo de fé que pode te orientar. Esta é a proposta da auto ajuda, mas como ter fé em si mesmo, se as emoções estão desequilibradas e o mundo caótico? Confiar em si quando o mundo interior está em ruinas. Esta é uma forma mágica de pensamento, do tipo da pessoa que nego que tenha câncer apesar dos exames afirmarem que ele existe, acreditando que o câncer desaparecerá.

Jesus foi muito específico: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus, creiam também em mim” (Jo 14.1). Ele não diz para crermos em qualquer coisa, mas delimita o objeto da fé: Crer nEle, e crer em Deus.


O versículo central da Bíblia encontra-se no Sl 118.8. Antes e depois encontramos a mesma quantidade de versículo. Sabe o que o centro da Bíblia ensina? “Melhor é buscar refúgio no Senhor, do que confiar no homem”. Isto é fé em Deus. Ela traz paz e serenidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário