quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Procrastinação

A palavra procrastinação significa adiamento de uma ação, deixar para amanhã o que deve ser feito hoje. É o gordo que deseja fazer regime, desde que comece amanhã. A velha mania de deixar tudo para depois, de postergar compromissos que precisam ser realizados hoje.

Um exemplo simples é a tarefa dada a um funcionário e que deveria ser entregue na semana, mas ele deixa de lado e só a realiza na última hora ou quando surge muita pressão, e eventualmente discussões, bate-bocas e acusações.

Normalmente procrastinamos naquilo que dá menos prazer ou nas tarefas que não gostamos de realizar. Eventualmente estas tarefas são as mais necessárias e prioritárias e não raramente ficamos estressados com a lembrança de que aquilo deveria ser feito, ou com o papel que precisa ser assinado e que não sai da mesa, ou na tarefa de hoje que insistimos em deixar para amanhã.

Tarefas assim, cansam e geram estresse. Em geral elas são mais complicadas e pesadas na nossa mente que na realidade. E assim, vivemos sob pressão porque “ontem dissemos que tomaríamos uma posição que mudaria a vida no amanhã”.

Martinho Lutero conta uma elucidativa história a este respeito:
Certo dia, nas profundezas dos infernos, houve uma grande reunião para a qual, satanás convocou todos os seus diabos. E, reunidos, ele mostrou sua preocupação com o progresso da fé entre os homens e pediu sugestões aos chefes de suas hostes.

Um deu a opinião de que era preciso desencadear o ateísmo e desmoralizar a crença em Deus. O príncipe das trevas trovejou furioso: “Não vês que não dá resultado? Isso é uma crença já por demais arraigada na mente do homem, não serve”. O outro sugeriu: “O melhor é desmoralizar as transgressões e insinuar aos homens que não existe essa coisa chamada pecado, tudo é lícito, assim o homem se perderá mais cedo do que se espera”. Satanás replicou furioso: “Também não serve, os homens tem experimentado os efeitos da bebida, da luxúria, do crime e tem se dado muito mal, já estão ficando escaldados, enquanto isso, espalha-se pelo mundo a legião de pregadores da salvação, isto também não serve”.

Levantou-se um diabo novo, tecnocrata, bom burocrata e planejador reconhecido e deu uma sugestão: “O melhor que faríamos não é nada disso. Deixe-se a crença em Deus e os percalços que os pregadores levantam contra o pecado. Vamos dizer ao homem que tudo isto é muito certo, mas que não se apressem, não precisam correr para a salvação. A demora é uma arma. Tudo a longo prazo! “

Estrugiu pelas abóbadas das profundezas infernais um estrondo de aplausos pela genial ideia da demora em retornar a Deus.

Aí está o perigo: O estágio, a demora, a tardança. Daí a insistência do profeta: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar”. Não se pode adiar aquilo que é urgente. Os gregos diziam que a oportunidade é um cara cabeludo na frente e careca atrás.

Procrastinar o que é essencial, traz graves danos à alma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário