quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Absolutizar o relativo


Na década de 70, Raul Seixas declarou: “Eu prefiro ser, esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Indo para uma posição ainda radical, a sociedade moderna (ou a Geração Z- conhecida como nativos digitais), chegou ao ponto de não ter opinião formada sobre nada. Nem mesmo sobre aquilo que parece óbvio demais.

Esta geração, saiu da dúvida metodológica para dúvida absoluta. Se antes se relativizava o absoluto, agora se absolutiza o relativo.

É uma situação de risco. Outrora corria-se o risco do preconceito, agora, da ausência de conceitos. Em nome do respeito às diferenças, perdeu-se a capacidade de desenvolver opiniões pessoais e de ter convicções claras a respeito da ética e da vida e nega-se convicções, princípios e valores. Surge a incapacidade de definir o certo e o errado, moral e imoral, falso e verdadeiro, construtivo e destrutivo. Não existe algo que se considere moral ou imoral, tudo penetra o nebuloso universo do amoral (ausência de moral), evadiu-se do campo do legalismo para o antinomismo (ausência da lei).

Ao considerarmos atentamente a história do pensamento humano, observamos que tal leitura hermenêutica também estava presente bem antes de Cristo. O Profeta Isaias (600 anos a.C.) afirma: “Ai dos que chamam ao mal bem, e ao bem, mal; que fazem da escuridade, luz; e da luz, escuridade; põem o amargo por doce, e o doce por amargo” (Is 5.20).

O que ele percebia naqueles dias? Um determinado grupo de pessoas, intencionalmente ou não, distorcia valores, absolutizava relativos, confundia mentira com verdade, e era desorientada quanto aos valores e ideias, já não era capaz de discernir entre trevas e luz ou fazer distinção entre amargo e doce. Perdia-se a percepção, o paladar, a visão. Faltavam critérios, e isto trazia confusão, distorção e desordem.

Numa discussão acadêmica, o debate se tornou acalorado por causa de um tema polêmico. Um aluno se dirige ao outro: “Você tem preconceito sobre isto?” E o outro respondeu: “Não, eu tenho conceitos formados sobre o assunto”. Numa sociedade relativa, pluralista e subjetivista, corre-se o risco da perda da auto consciência e de critérios. Faltam conceitos claros em nome de uma tolerância preguiçosa intelectual e espiritualmente.

A cidade de Nínive, no Antigo Testamento, tornou-se notória pela sua crueldade e violência. Deus enviou um profeta teimoso para anunciar a necessidade de mudanças. Jonas não entendia os motivos de Deus tratar com tanta misericórdia e graça pessoas que eram inescrupulosas, mas Deus afirma: “Como não teria eu compaixão de 120 mil almas que não sabem discernir entre a mão direita e a esquerda?” Aquele povo tornou-se desumano e desorientou-se porque faltava uma ética clara. A falta de valores gerou uma nação bárbara. Este é o resultado de uma cultura que perde a noção de valores e princípios, e que absolutiza relativos.

Existem relativos, mas existem absolutos. Corremos o risco tanto de relativizar absolutos quanto de absolutizar relativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário