domingo, 21 de junho de 2015

As raízes do pessimismo


O livro de Eclesiastes, que faz parte dos textos sagrados e poéticos é um livro pessimista. Seu autor, Salomão, estava vivendo dias de profunda desilusão e desencanto com a vida quando o escreveu. Ele era poderoso, tinha muitos bens, muito sexo e riqueza extravagante, mas nada disto o satisfazia, sua alma estava vazia. O tema central do livro é “vaidade, vazio” e fala da situação na qual a vida e tudo que ela produz, foram insuficientes para gerar paz e alegria, não trouxeram contentamento nem satisfizeram seu coração.
O Rei Salomão teve muita glória e riqueza, mas o fato é que ter mais do que ele tinha, não sustentava o que lhe faltava, afinal, mais da mesma coisa nos leva ao mesmo lugar. O famoso rei de Israel se perdera na sua história, e agora, fazendo uma retrospectiva de sua vida, percebeu quão vazio era o seu estilo de vida, e isto o deixou amargo, descontente e pessimista. O que o levou a este lugar de tamanha desencanto?

Pelo menos três fatores devem ser considerados:

Perda da referência do Sagrado. O livro dos Reis de Israel contam sua história. Salomão começou bem mas acabou mal a vida. Comecou com Deus, terminou distante de Deus. Ele se desviou do caminho do Senhor (1 Rs 11.1-9), seguiu outros deuses e entidades e a Bíblia afirma que por causa disto “O Senhor se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do Senhor, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera” (1 Rs 11.9). Salomão perdeu sua fé. Sua glória, obsessão por poder e fama o desviaram de Deus.

Perda da intimidade de Deus. Salomão se distanciou de Deus. A Bíblia diz que Deus se deixará achar por aqueles que o buscam, mas Salomão resolveu procurar outros caminhos do hedonismo e prazer, e Deus se tornou uma ideia, conceito, não alguém para se relacionar e adorar. Ele perdeu a referência do Eterno, e Deus passou a ser alguém distante.

Perda da referência dos valores – Por ter perdido a referência do Sagrado, perdeu também a referência de princípios e valores. Os homens se parecem com seus deuses. Cosmovisão antecede ética. Salomão, sistematicamente, desobedeceu e feriu as verdades eternas, a ponto de Deus se indignar contra ele (1 Rs 11.9). As consequências foram perceptíveis na ética que desenvolveu.
O pessimismo gerou dois resultados trágicos para Salomão: (a)- Cínismo: tornou-se um zombador; O cinismo e a desconfiança  amarguraram sua alma; (b) Ceticismo: tornou-se incrédulo em relação às suas próprias afirmações e convicções. Aquilo que lhe era claro torna-se confuso.


A história de Salomão ensina que devemos tomar cuidado em relação ao coração. Tome cuidado com a saúde emocional e espiritual. Deus tem uma proposta maior para a vida, e apenas nEle encontraremos o sentido e propósito da existência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário