segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Resoluções de Ano-Novo




Quais são seus planos para o próximo ano? Muito provavelmente você está pensando em tomar algumas decisões importantes para o ano que vem: Um melhor planejamento financeiro, gastar mais tempo com a família, investir mais na sua formação acadêmica, ter mais tempo com os amigos, assumir maior compromisso com as coisas de Deus e, muito certamente, perder alguns quilos que tanto o incomodam. Um amigo me disse que está com um sério problema de metabolismo: Mais de “bolismo” que de “meta...
Não quero desestimulá-lo, mas todos já tomamos decisões bem-intencionadas que infelizmente não deram em nada. Nossos padrões de comportamento quanto aos hábitos alimentares, uso do dinheiro, vida espiritual e agenda são geralmente muito arraigados e precisamos de uma dose extra de vontade para superar estas deformações. Um antigo ditado afirma que “Velhos hábitos são difíceis de morrer”. Estatísticas apontam para o fato que 97% das resoluções de Ano-Novo nunca são cumpridas.
Mark Twain, sarcástico humorista americano disse que “O Ano-Novo é uma instituição anual inofensiva, de nenhuma utilidade especial a não ser como desculpa para bêbados desenfreados, abraços bem-intencionados e resoluções bobas”.
Deixando o cinismo e pessimismo de lado, Ano-Novo nos sugere um olhar para a frente e ver o futuro sob um novo ângulo, de sonhar com uma visão maior. Afinal, “o medo de perder nos impede de ganhar”. Eu sei quão pusilânime é a minha vontade e que certamente vou me esquecer e me atrapalhar com estas novas resoluções, mas ainda assim quero continuar sonhando. Mário Quintana em Lili Inventa o Mundo, declara que uma vida não basta apenas ser vivida: também precisa ser sonhada.
Pior que sonhar e não se cumprir é perder os sonhos. A vida não é feita por possibilidades, mas por convicções que muitas vezes parecem loucura. Deus opera por meio destas visões e antecipações do futuro. A.W.Tozer "Deus está buscando por aqueles a quem ele possa realizar o impossível." 
Mais importante ainda: Sabemos de alguém que vai cumprir as suas resoluções no próximo ano: Deus nunca falha, ele é fiel, e nele sempre temos o sim. “Eu, o Senhor, é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, pensamentos de bem e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Ele sempre está presente quando eu estou no meu limite, sempre se revela quando o quarto está escuro demais, quando as esperanças e utopias parecem de desfazer. Ele está presente quando eu sou ausente, fala no meio de minha confusão e impetuosidade pueril.
Por isto precisamos sonhar, mesmo que nossas incongruências nos denunciem. “Eu gosto mais dos sonhos do futuro, que da história do passado” (Thomas Jefferson). Afinal, eu não sei o que, mas quem me aguarda no futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário