terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A ESCOLHA DO PRESENTE




Você acha que o Natal chegou rápido demais neste ano? Tenho más notícias para você. Dizem que isto é sintoma de quem está envelhecendo. Pergunte a uma criança ou a um adolescente se eles e eles lhe dirão que o Natal, na verdade, demorou muito para chegar. Tempo é questão de perspectiva.
O mês de Dezembro é tradicionalmente um mês de muita correria: Balanço da empresa, final de semestre para os que ainda continuam estudando, aumento dos compromissos sociais, jantares de confraternização, avaliação e compra de presentes...
Como escolher presentes? O que devemos dar? O que comprar? Como equacionar desejos e orçamento? Necessidades e possibilidades? A escolha do presente em si mesma, já pode ser um dado que provoca ansiedade.
Para alguns isto pode significar um final de ano estressante, com correria, frustração e gastança desmesurada. Muitos farão despesas para o ano inteiro com coisas que não necessariamente vão trazer sentido, aliás, alguém já afirmou que na maioria das vezes compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar pessoas que não gostamos. Eis algumas sugestões práticas para a escolha apropriada dos presentes no final deste ano:
Primeiro, considere seu orçamento - Gastar mais do que necessário pode representar uma enorme dor de cabeça. Quem ama você vai apreciar o que recebe, mesmo com singeleza, mas não pense que as pessoas que não te apreciam vão passar a te valorizar por aquilo que recebem. Não faça mais do que você pode. Isto pode representar um alívio imenso para você. As demandas dos filhos, se não avaliadas podem gerar culpa, ansiedade e dívidas.
Segundo, dê presentes apropriados - Considere a idade de seus filhos. Lembro-me de um amigo que para compensar sua infância pobre resolveu dar uma pequena motocicleta para seu filho, mas quando o presente chegou o menino curtia mais a grande caixa que empacotara o caro presente do que o presente em si mesmo. Ele transformou aquela caixa em um esconderijo para ele e sua irmã. Deus nos deu o presente certo: Seu Filho Jesus. Fique atento às dicas de sua esposa e filhos e isto trará grande alegria quando recebido.
Terceiro, dê com alegria, estimulando tanto quem dá como quem recebe. Um presente pode ter um significado muito maior do que você imagina. E por último, Considere pessoas que não poderão retribuir seu presente: Este é o significado maior do Natal. Deus nos entregou seu Filho, não porque fôssemos pessoas especiais, mas por causa de sua graça. Dar um bônus a um empregado, considerar o 13o. da sua diarista ou de funcionários que sempre prestam serviço a você, ajudar orfanatos e entidades sociais pode ser extremamente significativo, ainda mais se seus filhos puderem participar do projeto. Passe a idéia da generosidade adiante. O Natal nos convida a esta reflexão, já que consideramos a entrega que Deus fez do seu amado Filho à humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário