domingo, 23 de dezembro de 2012

A Subversão do Natal




Nesta semana buscava inspiração em frases sobre o natal, que podem facilmente ser encontradas nos sites de busca da internet, quando percebi que em nenhum momento, a memória popular associa natal ao nascimento de Cristo, mas apenas ao papai-noel e às festividades.
Então, fui para as páginas iniciais dos quatro evangelhos que narram o nascimento de Jesus na Bíblia, o que geralmente faço todos os anos. Se você tiver interesse em fazer estas leituras, abra a Bíblia nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e leia seus capítulos iniciais.
Ao ler estas páginas, me deparei com a conhecida narrativa do anúncio do anjo aos pastores ao redor de Belém. Só então percebi como o natal se mostra subversivo neste relato bíblico.
Em primeiro lugar, porque transforma a vida monótona dos pastores, no seu cuidado cansativo e repetitivo de vigiar ovelhas, no calor do dia e no frio da noite, naquela inóspita região onde nada de excepcional acontecia, a não ser um eventual ataque de predadores contra o rebanho. Agora, porém, os pastores se tornam protagonistas de um evento que os coloca no epicentro da história que passaria a ser contada todos os anos, ao redor do mundo. A vida cansativa e tediosa encontra outra dimensão e sentido.
Em segundo lugar, substitui o medo por alegria. Eles ficaram aterrados ao ver o anjo que lhes diz: “Não temais! Eis que vos trago boas novas de grande alegria que o será para todos os povos, é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o salvador que é Cristo o Senhor”. Imediatamente o pavor inicial se transforma em deslumbramento e encantamento – como isto é revolucionário. Ao ler este relato fico pensando quantos estão vivendo nestes dias acuados e desencorajados, ameaçados por pessoas e circunstâncias, e que podem ser impactados por uma nova compreensão e sentido.
Em terceiro lugar, porque substitui prepotência por humildade. O Rei dos reis decide nascer, não num palácio, mas numa estrebaria; ele se associa não aos nobres, mas aos campesinos; não se manifesta aos poderosos, mas aos que se encontram na periferia da vida. No cântico de Maria, vemos claramente estas afirmações: “Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos”.
Fiquei considerando tudo isto, e nas implicações destes fatos para nossa história pessoal. Como o natal pode subverter o caos, a tristeza, a prepotência, solidão e monotonia em nossos lares e em nossos corações. Afinal, o natal historicamente se deu em Belém, num tempo e geografia específicos; mas existencialmente acontece todos os dias, quando nos deparamos espiritualmente com este menino que é o salvador, palavra sugestiva, já que não se pode salvar quem não está desencontrado e perdido. E o Filho do Homem veio exatamente para isto: Buscar o salvar aquele que perdeu o eixo da sua história, e que pode refazê-la num encontro pessoal com a graça e presença deste Deus que visitou nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário