sábado, 7 de janeiro de 2023

2023 é Logo Ali!




2022 não foi um ano muito fácil: perdi amigos muito próximos e queridos. A sensação que tenho todas as vezes que perco alguém assim é que empobreci. Amigos são bens preciosos e quando eles partem perdemos a beleza e a riqueza de cada um deles. Esta é a dinâmica da vida.

 

Em 2022, entretanto, fui agraciado com manifestações profundas de amor e cuidado e, de quebra, ganhei mais um precioso netinho. Todas essas contraposições da vida me fazem lembrar da poesia de Milton Nascimento contida na letra de Encontros e Despedidasle:

 

"Todos os dias é um vai e vem

 

A vida se repete na estação

Tem gente que chega pra ficar

Tem gente que vai pra nunca mais

Tem gente que vem e quer voltar

Tem gente que vai e quer ficar

Tem gente que veio só olhar

Tem gente a sorrir e a chorar.

 

E assim, chegar e partir

São só dois lados

Da mesma viagem

O trem que chega

É o mesmo trem da partida

A hora do encontro

É também despedida."

 

Muitos estão apavorados com as mudanças políticas: insegurança, medo, incertezas e ansiedades dominam o coração. Mesmo que 2022 tenha sido um ano difícil para alguns, pelo menos já vivemos o que tínhamos pra viver. Já este próximo ano, como sempre faz

o futuro, reserva grandes surpresas.

 

Na linguagem de Doris Day, quando olhamos para o futuro não sabemos o que virá, se teremos arco-íris ou dias de chuva e, nestas horas, precisamos lembrar: “Qué será, será. Whatever will be, will be. O futuro não nos pertence.”

 

Uma frase que faz muito sentido para mim em momentos de apreensão é a seguinte: “Eu não sei o que me espera no futuro, mas eu sei Quem me espera no futuro”. Nossa tentativa de onipotência, de controlar os eventos, de não deixar que as coisas saiam do nosso controle é puro diletantismo de arrogância.

 

Na verdade, não podemos controlar o tempo, as variações da bolsa, a saúde e o que virá. Podemos e devemos ser prudentes e cautelosos, andar com bom senso e

 

dignidade, mas isso não impede que tragédias e catástrofes nos sobrevenham. Na linguagem de Machado de Assis: “Matamos o tempo; o tempo nos enterra.”

 

Melhor que tentar ter tudo sob controle é manter a paz e a serenidade. Isaac Newton certa vez afirmou: “A gravidade explica o movimento dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário