sexta-feira, 5 de março de 2021

Síndrome de Exaustão


 

Uma síndrome é definida como um conjunto de sinais ou de características que, em associação com uma condição crítica, são passíveis de despertar insegurança e medo. Uma doença é diferente de uma síndrome, já que a síndrome provoca um conjunto de sintomas que ocorrem ao mesmo tempo.


Há várias síndromes psicológicas catalogadas e uma delas e a Síndrome de Borderline, transtorno de personalidade limítrofe caracterizado pelas mudanças súbitas de humor, medo de ser abandonado pelos amigos e comportamentos impulsivos, como gastar dinheiro descontroladamente ou comer compulsivamente.


Outra muito conhecida é a Síndrome de Burnout ou Síndrome de Exaustão, um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema. Essa condição também é chamada de “Síndrome do Esgotamento Profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo. Ela é o resultado direto do acúmulo excessivo de estresse, de tensão emocional e de trabalho e é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, publicitários e professores.


O organismo e a mente humana conseguem suportar uma determinada carga de estresse diário, porém, quando as situações estressantes são constantes e intensas, ocorre a sobrecarga que torna difícil a administração dessas emoções. A Síndrome de Exaustão ou de Esgotamento Emocional tem gatilhos distintos para cada indivíduo. Ou seja, suas causas variam. Portanto, veja os sinais emitidos pelo seu corpo e sua mente.


Em tempos de quarentena, esta síndrome se expandiu exponencialmente e muitos terapeutas têm apontado o que é necessário fazer para se cuidar. A pandemia não oferece riscos apenas para a saúde física, mas afeta diretamente a saúde mental. As preocupações em excesso, inseguranças, medos, mudanças na rotina, além do isolamento social, têm sido um grande fardo para maioria da população.


O contato excessivo com a internet gerou um fenômeno moderno conhecido como a “fadiga do zoom” (zoom fatigue). É perceptível o cansaço provocado pelas video conferências. No início da pandemia, esta realidade se tornou uma forma de salvação, entretanto, para alguns, acessar uma sala virtual atualmente tem gerado irritabilidade e cansaço antes mesmo de a conferência começar.



É preciso ser criativo e descobrir formas de extravasar essa exaustão. O termo burnout vem da palavra inglesa queimar (burn). E isso ocorre porque os circuitos neuronais se queimam. Quando acontece, o problema não se resolve com dois ou três dias de folga e, às vezes, a recuperação leva meses. Então, é preciso estar atento aos sinais de cansaço que o corpo dá porque o custo de recuperação, depois de chegar ao limite, é muito alto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário