quinta-feira, 8 de março de 2018

Você nunca sabe quem vai encontrar


-->
Imagem relacionada

Na série The Crown, há um duro diálogo entre o diretor da escola e o estudante Filipe, que se casaria com a princesa Elizabeth e se tornaria Príncipe da Inglaterra. Filipe era durão e teimoso, enfrentou oposição e bullying, e um dia o diretor o chama para uma conversa sobre a necessidade dele enfrenar seus medos e suas sombras, e a “inevitabilidade terrível de tudo!”

É sobre este inevitabilidade que gostaria de chamar a atenção dos leitores.

Raabe, a prostituta
No capitulo 2 do livro bíblico de Juízes, há um encontro inesperado dos espias do povo de Israel, com um personagem nada convencional: Raabe, a prostituta. É assim mesmo, com todas as letras, que a Bíblia a descreve. Ela tem um bordel na cidade de Jericó, no qual os transeuntes e forasteiros abrigam. Esta mulher, de histórico nada recomendável, posteriormente aparecerá nada menos que na genealogia de Jesus. Em seu ventre e nas suas veias passaria o DNA que percorreria as veias do Messias.
James Meeks pergunta quem salvou quem? Os judeus salvaram Raabe ou Raabe salvou os judeus? e responde: Os judeus salvaram Raabe uma vez, mas Raabe os salvou duas vezes, porque os protegeu quando espionavam Jericó, e de seu sangue nasceria o salvador do mundo. 
O ponto a destacar é o seguinte: Não despreze a pessoa com que você encontra, na sua esquina, no banco de escola, na igreja, independentemente da sua cor, raça, nível social, porque você simplesmente não sabe quem aquela pessoa pode se tornar.

Barack Hussein Obama II
Pense em Barack Hussein Obama II o primeiro presidente afro-americano cuja mãe Ann Dunham era branca, e o pai, Barack Obama, Sr., nascido em Nyang’oma Kogelo, distrito de SiayaQuênia, da etnia luo, e que se casaram em Wailuku, Havaí, onde o matrimônio entre pessoas de cores diferentes não era proibido. Posteriormente o casal separou-se e seu pai, Obama Sr. retornou ao Quênia, onde casou-se novamente, encontrando-se com o filho apenas mais uma vez antes de falecer em um acidente de automóvel em 1982. Obama viveu com sua mãe e irmã no Havaí entre 1972 e 1975, quando sua mãe e irmã decidiram retornar a Indonésia em 1975 e Obama continuou vivendo com seus avós, distanciado de seu pai e de sua mãe.  
Na adolescência, neste contexto de família desagregada, Obama se enveredou pelo álcool, maconha, e cocaína durante a adolescência, justificando que o fez para "empurrar para fora de minha mente as questões sobre quem eu era."
Quem poderia imaginar, que uma pessoa com semelhante background pudesse se tornar o homem mais poderoso do mundo por oito anos? Seus amigos e mesmo familiares do Quênia, poderiam imaginar que isto pudesse acontecer a este garoto que viveu distante do pai? Alguém apostaria nisto?

Billy Graham
Chapman trabalhava com a Associação Cristã de Moços e organizou a ida de um ex-jogador de beisebol chamado Billy, que tinha por sobrenome Sunday, a Charlotte, Carolina do Norte, para pregar em daqueles "reavivamentos espirituais" da época, e um grupo de líderes comunitários de Charlotte entusiasmou-se de tal maneira que planejou outra campanha evangelística, convidando um homem chamado Mordecai, que tinha por sobrenome Hamm para pregar na cidade.
Durante essa campanha um jovem chamado William Franklin entregou sua vida a Cristo e passou a pregar o Evangelho. Este jovem se tornou conhecido no mundo inteiro como Billy Graham!
Cerca de 80 anos depois de começar seu ministério, Billy Graham impactou a fé de milhões com quase metade de todos os protestantes dizendo que assistiram um de seus sermões na televisão.
Uma pesquisa da LifeWay Research descobriu que o amplo ministério de Graham influenciou os membros da igreja através de uma variedade de meios. Dois terços dos missionários protestantes tiveram algum contato com o ministério de Graham, de acordo com LifeWay Researc; 48% viram um sermão Billy Graham na televisão; 18% ouviram um de seus sermões no rádio; 15% leram um de seus livros; 14% leram uma coluna do seu jornal; 11% participaram de uma de suas cruzadas e 8% viram um de seus sermões online. Ele pregou em mais de 400 cruzadas em estádios e casas de shows, em 185 países. Escreveu cerca de 30 livros, traduzidos para 40 idiomas e influenciou 2,2 bilhões de telespectadores.

Será que aquele obscuro pregador que levou Billy Graham a Cristo, poderia imaginar o que Deus poderia fazer através de sua vida?
A verdade é que nenhum de nós sabe o impacto que estamos causando em outros, seja ele negativo ou positivo, nem pode avaliar quem está assentado ao nosso lado ou andando conosco.
Por isto, nunca despreze ninguém. Você nunca sabe com quem você pode se encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário