quinta-feira, 22 de março de 2018

Fazendo-se de doido pra viver!


Resultado de imagem para imagens doido


-->

“E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares? E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate. Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba. Então disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim? Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este para que fizesse doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?”. (1 Sm 21.10-15).

Poucos relatos bíblicos são tão intensos quanto o que encontramos neste texto bíblico acima. Perseguido e correndo risco de ser encontrado pelo implacável rei Saul para quem ele se tornou inimigo número 1, Davi decide se refugiar no território do inimigo, Aquis, rei de Gate. Ao perceber que fora reconhecido e que estava em grande perigo, Davi assume um papel ridículo, se fazendo de doido, agarrando-se nos portais da entrada da cidade, deixando saliva correr pela sua barba, e desta forma se salvou, porque as pessoas o ignoraram e o deixaram ir.

Davi, fez-se doido para viver.
Já ouviram este ditado popular?

Davi se salvou tornando-se ridículo. Ele se faz passar por alguém que perdeu a noção da vida, do bom senso, da racionalidade.
A verdade é que muitas vezes Deus constrói seus planos e propósitos permitindo gestos ridículos e loucos.
Certamente esta não é a melhor receita para se fazer as coisas, não é a melhor opção da vida. Mas “Deus usa coisas loucas para confundir as sábias e as que não são para confundir as que são”, e na sua infinita misericórdia nos livra de nós mesmos, quando nos perdemos nas loucuras e insanidades.

Deus impede que nossa insanidade nos destrua!
Davi poderia ter sido eliminado em Gate, por simular atitude de doido. Sua pseudo loucura poderia ter se transformado na sua morte real. Um louco num sistema com poucas condições pode se tornar um peso, uma boca a mais para ser alimentada, e um transtorno para a ordem social. Apesar disto, sua loucura aparente o livrou da morte.

Não se pode construir a vida em cima de desatinos, gestos tresloucados e atitudes impensadas, mas a verdade é que muitas vezes atitudes ousadas, que saem do cotidiano e da normalidade, trazem mudanças significativas na história e em instituições. Existe a loucura que nada mais é que um gesto “fora da curva” e que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Conversão para muitos, é um ato de loucura. Completo desatino, mas pode se transformar na coisa mais transformadora e revolucionária da vida. Conversão a Cristo parece loucura aos olhos do descrente, mas diante de Deus é sabedoria. “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”(1 Co 1.18).
A morte de Cristo na cruz é loucura. O Filho de Deus, o mais perfeito dos homens, que viveu entre nós fazendo o bem, manifestando a realidade de um Deus vivo, tornou-se odioso aos olhos da comunidade a quem serviu e foi crucificado como um malfeitor. A cruz é lugar de paradoxos e contradições, de insanidade e loucura. mas “aprouve a Deus salvar os que creem, pela loucura da pregação” (1 Co 1.21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário