quarta-feira, 29 de abril de 2015

Trabalho e prosperidade

Dizem que o único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, e esta é uma grande verdade. O sucesso de uma pessoa e de uma nação depende diretamente da vontade em fazer as coisas da forma correta.

Recentemente li uma entrevista de celebrado pianista que tem a fama de ser um virtuose. Quando lhe perguntaram se ele era um gênio, respondeu rispidamente que detestava ser chamado de gênio, porque esta questão, implicitamente deixava transparecer a ideia de que ele não precisava se esforçar para realizar suas performances no palco, e que as pessoas pareciam ignorar o fato de que, sistematicamente, ele passava oito horas diariamente praticando sua arte.

A Bíblia diz que “em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza” (Pv 14.23), e nos encoraja a observar como é o ciclo da natureza. “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio prepara o seu pão, e na colheita ajunta o seu mantimento” (Pv 6.6-8).

William Douglas e Rubens Teixeira, no seu livro As 25 leis bíblicas do sucesso, contam a seguinte fábula: “Você conhece a charada dos três sapos que estão em cima de uma folha no meio de um rio? Pois bem, um deles decide pular na água. Quantos sapos restam na folha? Pense um pouco antes de dar a resposta, porque ela não é tão óbvia como parece. A resposta correta é: restam três sapos, porque um deles apenas decidiu pular, mas não está escrito que o fez”. Dito isto, concluem dizendo: “A maior parte dos erros que cometemos não se deve a escolhas erradas, e sim à indecisão, à omissão e à falta de ação por medo de errar”.  

Uma cultura se auto destrói quando as pessoas criam mentalidade de dependência, ou não são suficientemente encorajadas e empoderadas para crer que o trabalho gera satisfação e bem estar. Perde também sua pujança quando o ganho é feito através de atalhos, malandragens e corrupção. A propina é um cancro social, porque desestimula a competitividade sadia; a injustiça também enfraquece a honestidade e o trabalho.


Uma nação é enriquecida pelo trabalho. Pois este dá sentido e propósito à vida. “A lei do trabalho é tão poderosa que, de modo geral, quem obtém sucesso ou dinheiro sem esforço e de maneira ilícita corre sério risco de não manter suas conquistas por muito tempo” (Douglas & Teixeira). Afinal, “A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará” (Pv 13.11). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário