quinta-feira, 23 de abril de 2015

Aposentadoria


Os seres humanos, comuns, anseiam por tempo livre, reclamam da dificuldade de poderem fazer o que querem, ou para não fazerem o que não querem. Flexibilidade de horário, tempo para lazer, leitura, ginastica, família, igreja, mas a verdade é que tempo tem se tornado uma das moedas mais raras para estes frenéticos dias. Para muitos, isto só será possível com aposentadoria, o “shangrilá desejável”.

Certa pessoa relatou que o dia de sua aposentadoria constituiu-se na sua alforria. Não mais patrões, fim da escravidão, de agendas cheias, de cobranças, não mais metas a serem alcançadas, não mais discussões intermináveis em reuniões chatas, com liderança mau educada e grossa, com agendas inócuas e gente tensa. Liberdade, enfim...

No entanto, três meses depois de absoluta euforia, o extraordinário se tornou comum, e a alegria virou tédio. Ninguém mais o procurava, não ouvia mais o celular tocando, suas amizades eram meramente funcionais, e a falta de adrenalina e de objetivos sobre o que fazer o estrangulavam. Ele e sua esposa começaram a discutir mais, ter mais atritos e desavenças e as discordâncias se tornaram mais acentuadas.

O que aconteceu de errado?

O que foi feito de seu sonho?

A verdade é que a aposentadoria mexe com toda estrutura e dinâmica de atividades, desorienta a psique. Se o seu valor está na produtividade, no aplauso, certamente você enfrentará grandes lutas. Aposentar não deve ser ausência de propósito, mas uma redefinição de propósitos. A questão não é deixar de fazer mas fazer mais criteriosamente.

Aposentadoria pode se transformar em tédio, irritabilidade e frustração, mas, em contrapartida, pode se tornar um tempo mais eficiente para se ter atividades, não que gerem a manutenção e sobrevivência, mas que dão mais prazer. Não atividades do tipo “tenho que”, mas “quero fazer”.

Envolvimentos comunitários e prestação de serviço podem se transformar em boas opções e se tornar terapêutico. Muitos idosos possuem vitalidade, competência, recursos, disponibilidade de tempo, mas se recusam em usá-las de forma mais positiva. Criar rotinas de boas tarefas, ajuda a manter o equilíbrio e nos orienta para dispor o tempo para funções prazeirosas e humanitárias, que ajudam muitíssimo o senso de pertencimento e significado.


Você já está aposentado? Está se preparando para este momento? Opte sempre não pela desistência e morte, cenário muito comum para aposentados; mas decida pela celebração e vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário