quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Qual é a sua meta?



Para muitas pessoas, o início do ano é caracterizado pelo desejo de que certas rotinas, hábitos e atitudes sejam diferentes. Por isto são organizadas algumas listas de resoluções, que na maioria das vezes não saem do papel, como as famosas dietas que deve ser feita, a partir da próxima segunda feira.
No entanto, desejar mudar é o ponto de partida para transformações. Para se andar mil milhas é necessário dar o primeiro passo. Ainda que eventualmente falhemos em alguns propósitos, devemos continuar insistindo em querer mudar.
É importante não ser demasiadamente otimista nem exageradamente pessimista. Listas longas e inatingíveis podem se tornar frustrantes, mas não desejar nada dá a idéia de indolência. Metas precisam ser mensuradas e também exeqüíveis ou realizáveis. Ao preparar as resoluções, deve-se inicialmente suscitar algumas perguntas: O que está intoxicando a vida? O que pode ser feito de concreto para a superação? Quais medidas devem ser tomadas? O que colocar no lugar? È necessário a ajuda de outras pessoas? Isto exige recursos financeiros? Os recursos são disponíveis para tais mudanças?
Para uma mudança permanente, precisamos ser honestos conosco mesmo e avaliar o que tem nos impedido de amadurecer e trazer felicidade e realização. Em geral tendemos a culpar os outros, o sistema, e nos sentirmos vítimas de processos, situações e pessoas. A verdade, porém, é que ninguém lhe deve nada: Nem o seu cônjuge, nem o seu filho, nem o seu pai, nem a igreja ou a sociedade, e muito menos Deus, a quem gostamos também de responsabilizar pelos nossos fracassos. O processo de vitimismo impede o amadurecimento. Existem pessoas que apodrecem, mas não amadurecem.
Para atingir a meta, “nunca prometa ou se comprometa com os outros com algo que você não tem a intenção de fazer, ou sabe que não pode cumprir. Você é a pessoa mais importante com a qual deve manter a integridade” (Stephen Covey).
Então, comece com coisas que são significativas. O que lhe apaixona? O que pode deixá-lo comprometido? Como atingir tais metas? Considere sua criatividade como um ponto de partida para vencer os desafios e atingir os alvos. Foco define prioridades, metas, alvos e sonhos.

Antes de concluir, deixe-me dar mais uma sugestão: Existem problemas aparentemente insolúveis, para os quais não existem respostas prontas e fáceis. São situações que nos parecem muito maiores que nossa capacidade. Nestas horas, a auto-ajuda tem pouco a cooperar, mas a ajuda do Alto faz toda diferença. O Deus que servimos é Todo-Poderoso. Capaz de “fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos”. Portanto, abra as janelas de sua vida para a realidade de um Deus que não está longe, e é capaz de capacitá-lo e socorrê-lo nas situações aparentemente mais trágicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário