segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Princípios



Sr. Augusto Abrantes era um homem de princípios claros e firmes. Negro, pobre, neto de escravos, presbítero da Igreja Presbiteriana em Gurupi-TO, foi eleito vereador da cidade, na época em que o Brasil possuía apenas dois partidos. Certa feita, sendo oposiçāo ao prefeito da cidade, precisaram do seu voto para aprovaçāo de um projeto questionado pela sua bancada. Procuraram-no privativamente e ofeceram vantagens financeiras, caso os apoiasse. Com sua serenidade habitual, de forma direta respondeu: "Senhores, já foi o tempo em que se vendiam os negros".
Ao agir assim, este homem foi norteado por seus princípios e valores. Princípios sāo elementos que norteiam atos e decisões. Eles oferecem estabilidade e perspectiva. Sāo muitos os métodos, mas poucos os princípios; os métodos sempre mudam, os princípios, nunca. Princípios nos ajudam a alcançar objetivos permanentes e a evitar tendências passageiras. Se nāo nos orientarmos por princípios seremos governados por pessoas, emoções e situações, clássicos inimigos de valores permanentes.
Pessoas controladas por emoções, reagem a provocações, decidem com base no emocional, fazem negócios ou tomam decisões sentimentais. Assim se entregam às paixões, decidem no ímpeto, e depois correm atrás de perdas, danos e prejuízos, ferindo muitos e sendo feridos no processo.
Se guiadas por pessoas tornam-se marionetes,  movidas por popularidade e pelo que os outros pensam. O problema ė que tendências quase nunca sāo coerentes. A mesma multidāo que aclama Jesus na entrada triunfal em Jerusalém, uma semana depois clama em histeria que ele seja crucificado.
Quando as decisões sāo tomadas por circunstâncias: pressāo social, forças políticas, lucros imediatos - o medo torna- se o conselheiro. Oscilações do mercado, do humor dos outros e tendências da moda sāo sempre voláteis. Ao construirmos sobre princípios, os fundamentos sāo sólidos, se sobre situações, perdemos a referência do que é lícito ou ilícito, eticamente correto ou nāo, do certo ou errado.
Precisamos redescobrir princípios permanentes que se aplicam a todos os povos, em todos os tempos. Por favor, nāo confunda com métodos, que sāo "aplicações variáveis de princípios universais invariáveis" (Wiersbe). Sempre vamos precisar de novos métodos que se adequem às novas situações na medida em que surjam novos desafios e novos paradigmas.
Precisamos mais do que nunca fincar estacas e fortalecer alicerces, como afirmou Thomas Jefferson: "Em relaçāo aos princípios, seja uma rocha; mas em questāo de preferência, faça adequações". Princípios sāo valores eternos, pontos de referência. Nāo mude os marcos antigos, nem negocie valores, se deseja alcançar estabilidade e perspectiva. Princípios ajudam a alcançar objetivos permanentes e a evitar tendências passageiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário