quarta-feira, 24 de julho de 2013

Proteja sua casa!



O rei Ezequias foi um rei muito especial em Israel. Começou a reinar com 25 anos, fez o que era reto perante o Senhor segundo tudo o que fizera Davi, restaurou o templo que andava em ruínas e numa época em que as pessoas estavam se esquecendo de Deus, celebrou uma festa maravilhosa da páscoa, como raramente se viu em Jerusalém para agradecer as bençãos de Deus. No entanto, ingênua e descuidadamente, ao receber a visita de uma comitiva da Babilônia, conhecidos inimigos de Israel, mostrou seus tesouros, falou de segredos militares e até mesmo abriu sua casa para acolher esta embaixada.
Tão logo a comitiva retornou, veio um profeta ao rei Ezequias e lhe perguntou: “Que viram em tua casa?” E o rei respondeu: “Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse” (2 Rs 20.15). Então o profeta lhe repreendeu dizendo que estes homens retornariam a Jerusalém e saqueariam tudo o que viram, como de fato aconteceu alguns anos depois.
O que Ezequias fez de tão errado? Ele abriu sua casa para o inimigo. Ele vulnerabilizou sua família permitindo que opositores adentrassem suas salas e quartos. Seu equívoco foi exatamente o de permitir que pessoas fora de sua intimidade tivessem acesso aos segredos de sua família.
Nossos lares estão muito vulneráveis!
Certo homem me compartilhou sua trágica experiência de tratar de forma desleixada mulher e filhos. Foi infiel à sua esposa, não protegeu moral, espiritual e nem financeiramente sua família, incentivou seus filhos a beberem quando ainda muito jovens, achava engraçado quando seu filho adolescente ficava embriagado, e agora, ao ver seus filhos desorientados, batia no peito dizendo: “Eu não sabia a quantidade de trevas que eu estava trazendo para minha casa!”
Em Provérbios 11.29 lemos: “O que perturba a sua casa, herda o vento”. Ao vulnerabilizar nosso lar, permitimos que a intimidade seja invadida, e que pessoas de fora influenciem o seu bom andamento. Atitudes de pusilanimidade de caráter roubam a segurança emocional de nossos filhos. Numa atitude ingênua Ezequias escancara sua casa para estranhos elementos que poderiam destruí-la.
Filhos precisam de respeito, intimidade e confiança, para que cresçam seguros. Muito das doenças emocionais desta geração tem sido causada porque falta o mínimo de estabilidade necessária para que andem com segurança.
Não deixe sua casa vulnerável! Não abra suas portas para o inimigo. Cuide das janelas de sua alma que são as emoções. Não tente ser simpático nem negociar com o que não tem nenhum interesse por você e por sua casa. Não entregue seus segredos mais íntimos e a privacidade de sua casa. Não abra as portas para que as trevas tenham acesso ao seu lar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário