sábado, 20 de abril de 2013

Felicidade interna bruta


O governo de Butāo, um pequeno pedaço de terra encravada entre a China e a India,aos pés do Himalaia, criou um índice para medir a realidade de seu país,considerado o mais feliz do mundo: A Felicidade Interna Bruta. Esta é uma medida interessante e desafiadora. O que realmente importa? A soma de todos os bens, o (PIB) Produto Interno Bruto ou a soma de toda a felicidade, a (FIB) Felicidade Interna Bruta?

Jesus foi o primeiro a questionar a forma como avaliamos as coisas e como as valorizamos, ele  afirmou que  " a vida de um homem nāo consiste na quantidade de bens que ele possui...." Perguntou ainda: "De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"
Tenho chegado à conclusāo de que, aconteça o que acontecer, a maior derrota da vida é chegar ao final dela e descobrir que nāo valeu a pena ter vivido. Já viram pessoas que à medida que envelhecem, tornam- se mais ricas e com mais posses, mas sozinhos, irritados com a vida, sem prazer no que fazem, amargurados com todos e com a existência em si mesma? Que acham que as pessoas se relacionam com elas apenas por aquilo que ele possuem?

De nada nos adianta vivermos regaladamente, mas com o coracāo vazio; ou termos investimentos em muitas frentes, mas sem sentido algum naquilo que fazemos.
Salomāo é um personagem bíblico, celebrado rei em Israel, filho de Davi, mas ele afirma em um dos textos que escreveu sua decepçāo e vazio com a própria história: "Tudo quanto desejaram meus olhos, nāo lhes neguei, nem privei meu coraçāo de alegria alguma, mas a recompensa de todas elas era canseira e enfado, pois eu me alegrava em cada uma de suas fadigas". Para mim, esta é uma declaraçāo de fracasso, um testamento de frustraçāo e amargura.
Quer saber quanto está valendo sua vida? Olhe nāo para a quantidade de bens que você declarou no imposto de renda, nem a qualidade dos carros e das roupas que tem comprado, ou em quantos metros quadrados tem sua casa e muito menos nos seus investimentos.

Olhe para dentro de si mesmo e pergunte: Estou encontrando sentido em tudo que faço?
Se a resposta for negativa, nāo precisa ficar assustado. Em geral as pessoas tem mais tendência para insatisfaçāo que ao contentamento. Mas ao mesmo tempo, comece a avaliar como esta situaçāo de morbidez e tristeza pode ser revertida.

Eis alguns passos simples. Comece indagando como está sua vida em relaçāo às coisas sagradas. Agostinho afirmou que fomos criados por Deus, e nossa vida nāo encontra sentido, enquanto nāo voltarmos para Deus. Talvez você precise chorar e pedir perdāo a Deus pela sua vida de distanciamento e indiferença, mas perdoar é uma prerrogativa sagrada entāo nāo se assuste com isto. Deus é rico em perdoar e restaurar nossas jornadas fracassadas. Segundo, indague sobre seus valores. Comece pela sua integridade. Quanto de sua consciência tem sido cauterizada em face de seu desejo e afā de prosperar e ser uma pessoa bem sucedida e próspera? Dinheiro nāo é a única coisa viciante, o sucesso também gera dependência: aclamaçāo pública, popularidade e aplauso também.

Terceiro, olhe para seus relacionamentos. Invista naqueles que serāo os únicos que estarāo chorando na sua morte. Existem amigos esquecidos na sua trajetória e correria, filhos e pais que precisam de mais atençāo e cônjuges que precisam de cuidados. Retome as amizades simples de sua história, resgate seu relacionamento em casa que tem sido tāo fragilizado.
Afinal de contas, o que conta, nāo ė o quanto você tem, mas quanto significado e sentido você tem encontrado em viver, o que neste artigo chamamos de felicidade interna bruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário