quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Visão




No livro “A Mente Renovada”, ao falar de sonhos, Larry Christenson usa uma frase provocativa: “Construa as formas e deixe Deus preenchê-la”. Esta frase tem feito muito sentido para minha vida, e eventualmente me causa alguns desconfortos.
A verdade é que sem sonhos e visões, nenhuma expectativa surge em nosso coração. Quando temos algum sonho, de alguma forma, nossos talentos, visão e anseios são canalizados nesta direção. As formas estão presentes e Deus eventualmente as preenche.
Toda visão precisa de um forte conteúdo de fé, coragem e ousadia para se tornar concreta. A melhor definição de visão é “antecipação do futuro”. Líderes são aqueles que encharcam outros de possibilidades nunca antes percebidas ou, se foram percebidas, nunca caminharam solidamente na direção de sua realização. Uma visão capacita-nos a antecipar ao tempo e irmos além dele.
“Visão é a habilidade de ver além de nossa realidade presente, de criar, de inventar o que ainda não existe, de nos tornarmos o que ainda não somos...” (Stephen Covey, First things firts).
Dr. James Fanstone, fundador do Hospital Evangélico Goiano em nossa cidade, construiu em 1927, um projeto arrojadíssimo para seu tempo. Isto tudo só se tornou possível por ser um visionário. Outro exemplo foi Arthur Wesley Archibald, que ao chegar em Anápolis em 1937, se hospedou na casa do Dr. Fanstone e posteriormente fundou em 1947a Associação Educativa Evangélica de Anápolis, hoje Uni Evangélica. Com a ajuda financeira dos Estados Unidos, aumentou a área territorial, formando o maravilhoso campus onde hoje quase 8 mil alunos estão se preparando profissionalmente.
Dr. Edmund Haggai, fundador do Instituto Haggai costumava repetir: “Sonhe coisas tão grandes para Deus, que se Deus não estiver presente neste projeto, o resultado será o fracasso!”
Em toda Bíblia o povo de Deus é convidado a sonhar. No derramamento do Espírito nos é dito: “Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e suas filhas profetizarão. Os jovens terão visões; os velhos terão sonhos” (At 2.17). Não tenho dificuldades em antecipar que jovens são visionários, carregados de idealismos, mas me surpreende a afirmação de que “os velhos terão sonhos”. Sempre pensamos nos idosos como pessoas em fim de carreira, querendo aposentadoria, esperando pacientemente a morte, mas a Bíblia fala destas pessoas engravidadas de um senso utópico de um tempo e de coisas maravilhosas que ainda poderão surgir. Eventualmente tenho encontrado muitos idosos com esta mentalidade.
No meio de nossos temores e inseguranças, Deus vai se revelando e se manifestando na história, através de frágeis vasos que se tornam imbuídos de sonhos e visões, que ousam construir uma nova realidade e de fazer surgir a novidade que glorifica a Deus e transforma a história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário