segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MOMENTUM




A Palavra momentum é usada para designar aquele instante em que a oportunidade surge e fazemos decisões corretas por percebermos que as coisas caminham naquela direção. Esta hora, quando não percebida, inviabiliza qualquer possibilidade de um salto de qualidade. Isto pode acontecer num nível empresarial, pessoal, eclesiástico ou familiar. Por isto os gregos afirmavam que “oportunidade é um cara cabeludo na frente e careca atrás”. Isto é, se não a pegarmos quando passa, dificilmente teremos outra chance.
Acredita-se que tenha sido Galileu o primeiro a descrever a ideia de momentum, quando fez seu estudo sobre inércia. Sir Isaac Newton construiu seu pressuposto em três leis do movimento e sobre a primeira delas fez a seguinte afirmação: “A menos que seja aplicada uma força em um objeto que se encontra em repouso, ele ficará para sempre nesta condição”.
Agora pense no termo objeto, associando-o com objetivos e alvos. A força que impulsiona um movimento pode ser uma circunstância inesperada ou até mesmo fricção e resistência. Considere o exemplo de um avião quando está decolando: A quantidade de energia e combustível que ele consome quando alcança a velocidade de 140 km por hora para sair do chão é 10 vezes maior do que a que ele precisa para voar a 10 km da terra numa velocidade de 600 km. Não é este um dado impressionante? O que isto significa. Quebrar a lei da inércia consome uma grande quantidade de energia. Assim acontece com a maioria das pessoas. Anthony Robbins diz que "O mais importante evento que uma pessoa pode fazer para atingir seus alvos é criar o momentum e não desperdiçá-lo”. Para sair da inércia, uma enorme quantidade de energia precisa ser produzida.  
Momentum representa movimento em relação ao futuro; monumento representa movimento direcionado para o passado. Aquilo que não se move olhando para frente encontra-se morto ou no processo de morte. Momentum se torna realidade porque nos desafia com uma visão maior da realidade que temos. Se você tem visão limitada, dificilmente vai tirar proveito da oportunidade que surge diante dos seus olhos.
Momentum é o melhor amigo do líder, pois ele multiplica e amplifica os recursos. Quando esta percepção desaparece as coisas deixam de gerar movimento. Nuel C Ikeakanam afirma que “quando sua vida ganha momentum, você pode colocá-la no automático ou no cruise control. Momentum traz a ideia de movimento, e movimento requer uma força aplicada na direção correta. Por isto não se trata apenas de manter as coisas se movendo, mas ir na direção e da forma correta.
Talvez este seja o seu momentum. E quando as oportunidades surgem, sente-se medo, calafrio e ansiedade; mas pior do que fracassar tentando fazer algo novo, é viver para sempre com o sentimento de que algo inovador poderia ter sido feito, mas deixamos a oportunidade passar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário