domingo, 9 de setembro de 2012

Simplicidade





Não é fácil viver de forma simples. A sociedade pós-moderna, tecnocrata, burocrata e digitalizada se sofisticou demais. Não nos basta ter uma bolsa de boa aparência, funcional e prática para nos servir, precisamos de um “guarda roupa” apenas para guardá-las, cada uma mais cara que outra, e que sejam de grifes famosas. Não nos basta ter sapatos que protejam os pés, precisamos de vários modelos, diferentes estilos e cada vez mais caros para ocupar os espaços cada vez mais entulhados da casa. Esquecemos da famosa afirmação de Johannes Kepler: “A natureza ama a simplicidade e a unidade”.

Por sofisticarmos a vida, nos tornamos pesados nas exigências que nós mesmos criamos ou que criaram para nós. Kirk Douglas, conhecido ator, chegou a afirmar certa vez: “Sou mais feliz que meus filhos, eu nasci pobre”. Não é sem razão que o saudosismo poético das músicas caipiras de raiz, falam tanto desta idéia de uma casinha no campo, com uma rede para dormir, uma vara para pescar, etc. É uma referência clara a todo este anseio pela simplicidade. E para ser honesto, tem sido muito difícil voltar...

Alguns princípios devem ser adotados se quisermos viver uma vida com simplicidade. Vou apenas citar alguns valores que nos apontam para uma compreensão mais profunda desta realidade que precisa ser buscada e desejada por nós:

A. Aprenda a viver com contentamento e confiança – Nossa tendência é sempre maior para a murmuração e preocupação. O princípio bíblico: “Seja a vossa vida sem murmuração ou contendas” e “alegrai-vos com o vosso soldo”.

B. Liberte-se das garras da cobiça – Aprender a viver com aquilo que é bastante, conforme afirmou Hans Burke: “Mais da mesma coisa nos deixa no mesmo lugar”. O princípio bíblico a ser lembrado: “O espírito de ganância tira a vida de quem o possui”.

C. Receba a provisão divina com gratidão – Aprenda a agradecer a Deus o que você tem. Ser agradecido faz todas as coisas melhores. O princípio bíblico está no exemplo de Jesus, que antes de multiplicar o pão, deu graças a Deus. Agradecer multiplica os recursos.

D. Use o dinheiro sem abusar dele – Bem estar não é definido por acúmulos de bens e riqueza. A ONU está redefinindo a riqueza de uma nação, não pelo PIB que ela produz, mas pelo IDH. “Melhor é o prato de hortaliças e com ele amor, que o boi cevado, e com ele o ódio”.

E. Dê alegre e generosamente – Quando olhamos com simpatia e graça para quem possui menos, nos libertamos de nós mesmos e de nossa obsessão em possuir e acumular. Dar, antes de ser um fardo, deve ser visto como privilégio. Disse Jesus: “Mais bem aventurado é dar que receber”.

Um comentário:

  1. Parabéns Samuel temos aprendido com sua palavras dirigidas por DEUS. DEUS abençoe seu ministério cada vez mais.
    Hederluiz e família.

    ResponderExcluir