domingo, 1 de maio de 2011

Ele Vive!

Esta era a saudação mais usada pelos cristãos primitivos logo após a ressurreição de Cristo. Quando se encontravam nas ruas ou nas casas, faziam esta declaração que era também sua profissão de fé: Jesus Vive!
É exatamente isto que celebramos na Páscoa. Apesar de que hoje em dia a Páscoa é mais conhecida pelo coelho que bota ovos de todos os tamanhos e cores, esta festa cristã não está relacionada à chocolates e presentes, mas à vitória de Cristo sobre a morte.
As gôndolas estão cheias de ovos de páscoa, e desta forma a figura do coelho mágico é que sobressai. Se perguntarmos às crianças ou mesmo aos adultos sobre o símbolo da páscoa, certamente coelhos ou ovos serão as respostas mais comuns. No entanto, o coelho entra como um intruso num evento do qual não faz parte.
A grande figura da páscoa é o Cordeiro de Deus. Jesus é o nosso “Cordeiro Pascal”. A Páscoa está relacionada ao Cordeiro que tira o pecado do mundo. Páscoa nos lembra o sangue derramado pelo Cordeiro que assumiu nosso lugar. Páscoa nos lembra também da ressurreição do Filho de Deus.
A ressurreição de Cristo é um dos eventos mais celebrados por aqueles que professam a fé cristã. De fato, o que pode ser mais significativo para nossa fé que a compreensão de que Jesus, o Filho de Deus, venceu a morte? Sua vitória sobre a morte é o atestado do seu poder e majestade. Homens malignos podem simular e afirmar serem capazes de grandes feitos, mas quem pode ter vitória sobre a morte senão alguém singular?
Quando os discípulos foram levados diante do sinédrio, a corte suprema do judaísmo, receberam a ordem de que não falassem mais deste Cristo. E a resposta deles não poderia ser diferente: Como poderemos deixar de falar destas verdades? “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29). Os membros do sinédrio ficaram convencidos de que algo grandioso havia acontecido. “Na verdade, é manifesto a todos os habitantes de Jerusalém que um sinal notório foi feito por eles, e não o podemos negar” (At 4.16).
Porque Jesus vive, afirmamos sua divindade.
Porque Jesus vive reconhecemos sua autoridade.
Porque Jesus vive, podemos crer no amanhã.
Paulo diz que se a ressurreição de Cristo não aconteceu, somos os mais infelizes dos homens (1 Co 15.19), e nossa fé e pregação nada mais é que pura vaidade (1 Co 15.14) e ainda permanecemos nos nossos pecados (1 Co 15.17), além de sermos “tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam” (1 Co 15.15).
Porque Jesus vive, podemos também crer em nossa própria ressurreição. Sua morte aponta para o fato de que Jesus é a primícia dos que dormem (1 Co 15.20).
Hoje celebramos, exultamos e cantamos louvores Àquele que vive e reina pelos séculos dos séculos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário