terça-feira, 14 de novembro de 2006

“Honra o teu pai e a tua mãe” - Quinto Mandamento:

Os quatro primeiros mandamentos estão direcionados à nossa relação com Deus. Este é o primeiro mandamento da lista de nossos deveres para com os outros, e inicia com nossos relacionamentos familiares: Honra o teu pai e a tua mãe!
Mesmo sabendo que todos os mandamentos contém uma ênfase positiva, o único que vem escrito sem o “não” é o Quinto Mandamento.
Uma das questões que este mandamento suscita é “O que significa honrar pai e mãe?” Por esta razão tenho perguntado aos pais o que significa esta honra.
Invariavelmente a resposta dos pais é voltada para a dignidade do filho. Pais são honrados quando os filhos possuem honra. Pais se plenificam nos filhos. O fracasso do filho fere a auto-imagem dos pais, traz culpa, humilhação e vergonha. O filho que honra é aquele que não traz embaraços para seus pais.
Em 1989, o então, o Presidente do Banco Central do Brasil, declara aos jornais, ao ver seu filho envolvido num grave escândalo policial: “Meu filho sempre foi um desastrado”. Ao afirmar isto, ele não estava com raiva e nem havia ódio, mas profunda tristeza. Honrar é dignificar. Os pais entram num processo de desestabilização e culpa quando seus filhos são desregrados. Ouvi sobre a confissão de um homem logo após seu primeiro infarto: “Se morrer, saiba que meus filhos me mataram”. “O filho sábio alegra seu pai, mas o insensato é a tristeza de sua mãe” (Pv. 10:1).
O livro de provérbios é cheio de recomendações sobre este assunto: “Quem maltrata o pai, e expulsa a mãe é filho indigno e infame” (Pc 19.26). Honrar significa considerar com dignidade, atender suas necessidades com respeito. É mais que obediência, embora isto esteja implícito na honra.
Além disto, este mandamento impõe à comunidade o cuidado com os idosos que já não são mais produtivos. Possui uma dimensão social. Somente a consciência que não foi sensibilizada por Deus enxerga os seres humanos como meros agentes de produção. Por isto, não existe aposentadoria que substitua a responsabilidade de honra dos filhos para com seus pais.
Este Mandamento é também curioso, porque é o único mandamento com uma promessa. “Honra o teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor Deus te dá” (Ex 20.12). Honra os pais significa qualidade de vida para os filhos. Não existe filho “abençoado” que não possua uma relação de cuidado, zelo e honra pelos pais, por mais difíceis e complicados que estes sejam. E olha que já pais bem complicadinhos por ai... Gostaria ainda de ressaltar que este mandamento não é uma carta branca para pais levianos, pérfidos e irresponsáveis.
Numa época onde a autoridade é tão relativizada, precisamos lembrar do propósito de Deus ao estabelecer a família. Em provérbios 30.17 temos uma advertência sinistra e grave sobre este assunto.“Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e serão comidos pelos filhotes de águia”. Obviamente esta é uma linguagem simbólica, mas o sentido salta aos olhos do leitor atento. Não honrar os pais, retira de nós a capacidade de enxergar corretamente a vida, afinal, os olhos são a lâmpada da alma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário