terça-feira, 5 de abril de 2005

Como resistir às compras?

Uma das grandes tentações do homem moderno é o consumismo. Lamentavelmente compramos coisas que não precisamos, para agradarmos pessoas que gostamos menos ainda. Os vendedores sabem jogar com nossos desejos e criar necessidades, e se somos compulsivos para comprar o resultado é que estaremos sempre usando nosso cartão de crédito ou pagando exorbitantes juros especiais de cheques. Fabricantes tentam vender um estilo de vida mais do que um produto, e querem associar sua imagem ao produto que eles estão vendendo. Você se torna uma mercadoria ao lado de outra mercadoria.

Para obter vitórias sobre compras desnecessárias alguns hábitos podem ser salutares:
Estabeleça prioridades – Você pode querer gastar com coisas urgentes, ou que lhe dão prazer, mas se você tem prioridades isto não vão acontecer.
Faça uma lista de coisas que você precisa, e a siga rigorosamente. As prateleiras de supermercado são colocadas numa ordem tal que você normalmente encontra os produtos supérfluos na altura de seus olhos, enquanto os essenciais estão em lugares mais difíceis.
Observe quão acurada são as propagandas. Quando dizem: "veja quanto você economizará", focalize no quanto gastará. Quando dizem: "Nós oferecemos crédito", lembre-se que eles estão oferecendo débito. O cartão de crédito na verdade é um cartão de débito. O limite do cheque especial não é um dinheiro seu, mas do banco, oferecido a juros abusivos. É difícil quebrar o ciclo da dependência de juros.
Considere se de fato sua compra é necessária . "Realmente estou precisando ou estou racionalizando para comprar agora aquilo que desejo?" Se ficar em dúvida, gaste um tempo um pouco maior pensando ao invés de comprar impulsivamente.
Nunca gaste além do seu orçamento – Dívidas roubam o sono da gente e tiram a tranqüilidade de nosso coração.

Um comentário:

  1. Obrigada pelas dicas! Antes eu comprava tudo que via pela frente, recebia meu salário e mal o via e passava o mês inteiro sem um tostão tendo que recorrer ao cartão de crédito,comprava roupas que não usa e vivia no vermelho. A internet e blog como esse me ajudaram muito, foi quando resolvi não fazer nenhum débito até que todos os cartões estivessem devidamente quitados, em seguida passei a utilizar apenas um cartão qdo realmente necessário. Outra medida foi economizar e fazer depósitos todos os meses em uma conta poupança como se estivesse pagando uma prestação de um carro, pq sabia q o dinheiro perto de mim seria um perigo. Resultado, no período de 9 meses consegui comprar meu carro a vista sem recorrer a financiamento e nem imagina que possuía esse poder de compra, pois o meu consumo impedia que tivesse essa percepção. Faço o relato para contribuir para que todos leitores possam ter a maravilhosa experiência que tive. Hoje eu faço assim economizo e pago a "prestação imaginária" do que eu almejo comprar e pago avista, posso esperar mais um pouco mas evito um financiamento. Parabéns pelo blog!!

    Mônica Varela

    ResponderExcluir