terça-feira, 22 de agosto de 2023

Caos

 


Eugene Peterson relata que após uma palestra dada a um grupo de estudantes em Vancouver, ele foi indagado sobre qual seria a coisa mais importante da vida e respondeu sem nunca ter refletido sobre esta pergunta: “Caos.”


Depois da resposta, ele começou a explicar a razão: Quando a vida está sem sobressaltos, corremos o risco de nos tornarmos pessoas acomodadas e sem grandes sonhos, o caos gera um susto, desalinha, nos faz ficar inseguros e nos obriga a sermos criativos e encontrar novos caminhos e estratégias que jamais usaríamos numa situação de conforto e tranquilidade. O caos, a desordem, o evento inesperado, pode nos colocar em outro patamar e nos levar a lugares mais altos e estradas nunca percorridas. 



Nem todo caos é ruim. Grandes descobertas cientificas se deram em meio a grandes crises. A enigmática, dolorida e inesperada pandemia do Covid-19, colocou muitas empresas em outro nível de pesquisa e proposta, obrigando empresários e acadêmicos a buscarem novas soluções. Muitas pesquisas feitas neste pandemônio se tornarão o ponto de partida para estudos mais avançados. Com a guerra atual entre a Criméia e a Rússia, parece que o país invasor avaliou mal as consequências. Toda Europa depende de suas fontes energéticas, mas com a insegurança gerada pelo conflito, pesquisas e avanços surpreendentes têm sido feitos em pouco tempo e a Rússia perderá boa parte de seus recursos, com a queda da exportação, porque os países da região encontrarão novas fontes energéticas. 


Certo homem estava desesperado porque sua esposa havia pedido o divórcio, e para complicar, na surdina havia entrado na justiça com uma ação contra ele e todos seus bens foram arrestados. Foi um choque. Sua vida e economia aparentemente ajustadas estavam agora no limbo. Ele estava tenso e irado, tanto pela perda financeira quanto pela sensação de ter sido traído. Apesar do relacionamento deles estar em crise nos últimos anos ele nunca imaginou que ela seria capaz de tomar uma decisão tão surpreendente e drástica. Sendo seu amigo lhe assegurei que ele ainda viria a rir daquela situação, e foi exatamente o que aconteceu. O divórcio aconteceu, a situação financeira se reorganizou e ele se ajustou novamente. Ele não ficou em torno da sua dor, tirou forças de onde não tinha e o caos assumiu outra direção, trazendo novas oportunidades.


A Teoria do Caos, afirma que há um padrão de organização dentro de um fenômeno desorganizado, de aparente casualidade. Existe “ordem no caos.” A aparente desordem é necessária para que a vida caminhe em direções mais produtivas e criativas. 

Então, ao enfrentar situações surpreendentes e aparentemente insolúveis, reflita sobre as possibilidades ainda não percebidas, que o caos pode trazer. Isto gera esperança e expectativa. A Bíblia diz que “Abraão, creu contra a esperança”, e foi surpreendido pelo anúncio de que ainda teria um filho com Sara. O impossível é sempre possível quando se tem um Deus capaz de dar ordem ao caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário