terça-feira, 18 de agosto de 2020

Antes da pós-pandemia

 Projeto de lei quer regular volta às aulas no País após pandemia ...

 

Tenho visto muitos artigos e discussões acerca dos novos tempos, do “novo normal”, das tendências da pós-pandemia. A CNN Brasil convidou filósofos, economistas e artistas para falarem do que virá após o evento Covid-19. Mas antes de que venha a pós-pandemia, precisamos considerar o que deve ser feita na pandemia. Podemos correr o risco de ficarmos tão centrados no “pós”, que nos esqueçamos do enfrentamento que temos hoje.

 

O ponto central é: só vai lidar bem com a pós-pandemia, quem conseguir lidar bem com a realidade atual. Prognósticos, planejamentos, perspectivas, tudo isto é importante, mas enquanto o futuro não vem, o que devemos fazer hoje? As atitudes de hoje serão responsáveis pelas consequências do amanhã. Afinal, a vida é uma mudança, e devemos tomar apenas um caminho cada vez.

 

Então, perguntar “o que será dos relacionamentos familiares amanhã?” Pode se tornar uma armadilha. Passamos a nos preocupar com o que virá quando deveríamos estar observando o que já está presente. As lutas e desafios que temos hoje nortearão os impactos do amanhã. Somos livres para decidir o que fazemos hoje, mas não somos livres para impedir as consequências das decisões atuais. Esta é uma das leis da semeadura: colhemos o que plantamos. Não podemos plantar abacaxi acreditando que teremos uma lavoura de abacate. Portanto, o amanhã ainda é uma probabilidade e possibilidade, mas hoje é o tempo de agir, tomar decisões corretas, ser prudente.

 

O mesmo se aplica ao mundo dos negócios e finanças. Ficar perguntando o que acontecerá com minha empresa ou meu emprego amanhã, pode ser fatal. O que interessa é o que devo fazer hoje. Como me preparar melhor, servir melhor, oferecer o melhor produto, ser melhor funcionário. A pós-pandemia trará novos desafios, e quem pavimenta melhor seus caminhos hoje, caminhará por melhores estradas amanhã.

 

Uma antiga exortação bíblica nos chama a atenção: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vos não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” Tg 4.13-15).

 

A Bíblia não desencoraja planejamentos. Há muitos versículos que apontam para isto. Mas este texto vem nos lembrar da urgência de prepararmos bem o solo hoje, para termos boa colheita amanhã.

Um comentário: