quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Pais, construtores de memórias


Grandes lembranças que nos acompanham pelo resto da vida se dão na infância e no ambiente familiar. Sejam elas memórias negativas ou positivas. A figura do pai, ou sua ausência, constrói símbolos poderosos que seguirão por toda a vida.
Que memórias trazemos conosco?
Quais são as memórias que estamos construindo nos filhos?
Memórias apontam para o nosso valor e aceitação ou para a rejeição e depreciação. De forma indelével elas nos acompanham por toda a vida. Já encontrei pessoas que foram profundamente marcadas por uma declaração, uma frase desamorosa e depreciativa, ou no seu oposto, uma orientação e declaração amorosa. A forma como o pai afirma ou nega a identidade do seu filho, tem tudo a ver com as memórias e eventos significativos neste processo de afirmação e negação. Elas parecem ser escritas com pena de ferro e com chumbo, esculpidos na rocha.
Precisamos marcar o coração dos filhos, mas a única possibilidade disto acontecer tem a ver com esta construção que fazemos na medida em que caminhamos com eles. Não sei exatamente porque Deus foi tão enfático na relação com o seu Filho Jesus, enquanto estava na terra, ao afirmar por duas vezes, em situações distintas, de forma audível que ele era o seu filho amado, em quem Deus encontrava prazer. As declarações foram feitas no batismo e na transfiguração.
Parece-me que o Pai queria deixar claro, tanto ao seu Filho, que enfrentaria tantas tentações e lutas, quanto àqueles que estavam próximos, que o relacionamento entre eles estava marcado pela experiência maravilhosa de aceitação e carinho.
No dia de hoje, você está marcando de forma indelével o coração do seu filho ou filha, construindo memorias carregadas de valores e ternura ou ódio e tristeza. Construa boas memórias hoje! Tais lembranças serão a referência de seus filhos no futuro e das futuras famílias que serão formadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário