quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Vendo a vida por outro prisma

Resultado de imagem para imagens outro prisma

Recentemente me surpreendi ao retornar para casa, andando pelas mesmas esquinas, ao perceber detalhes e ângulos das mesmas ruas, casas e árvores pelas quais estou passando rotineiramente. Não fiz nenhum esforço para isto, simplesmente aconteceu e foi maravilhoso enxergar o mesmo caminho, “a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim” de forma diferente. Nada era novo no cenário, mas algo interessante estava acontecendo na minha percepção.

Diante disto, comecei de forma intencional descobrir novos ângulos no mesmo caminho. Velhas e conhecidas casas possuíam detalhes que agora se entremeavam e se confundiam com novas imagens. Foi uma aventura poética, e de lá para cá, tenho buscado encontrar novos ângulos em cenários antigos.

Comparei a leveza de tal experiência com a própria vida.

Talvez o fato de estarmos sempre fazendo as mesmas leituras e enxergando as coisas da mesma forma, seja a causa de tanta ansiedade, angústia, desânimo e medo. O nosso “software” mental é o mesmo de muitos anos de frustração, somos incapazes de ver como a vida é dinâmica. Vemos apenas o velho, repetitivo e monótono sinal, carregado de antigas imagens, eventuais más recordações e tóxicas lembranças de fatos e pessoas.

Precisamos de uma nova programação. É urgente a necessidade de novas lentes para se ver a vida por outros ângulos, criando novos cenários, imagens e perspectivas.

Esta semana, celebra-se timidamente no Brasil o Dia Nacional de Ações de Graças. O que a gratidão faz? Ela muda a leitura, como bem afirmou Norman Vincent Peale: “Ser agradecido faz todas as coisas melhores”, ou ainda “gratidão é o amor contemplando o passado” (Moacir Bastos).

Podemos colocar a visão na amargura, descontentamento, ódio, frustração e ira, ou podemos criar novos ângulos nesta lente ótica e enxergar a história com esperança, sonhos e gratidão.

Em qual rua queremos andar?


Na estrada do ressentimento que traz desespero e morte, ou na rua da gratidão, onde podemos encontrar alegria e vida? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário