segunda-feira, 13 de novembro de 2017

As sepulturas do desejo

Resultado de imagem para imagens desejo e morte

O mundo do marketing e da mídia reconhece que o ser humano se move por desejo. É isto que nos impulsiona. Desejamos satisfação imediata daquilo que nos atrai, e os marqueteiros oferecem satisfação garantida. Não é sem razão que facilmente estouramos os limites do cartão de crédito e apesar de termos acesso tão fácil e possibilidades cada vez mais acessíveis, ainda continuamos vazios e carregados de desejos, esperando a próxima aventura e maior adrenalina.

A Bíblia relata o povo de Deus no deserto, reclamando da monotonia do maná e com saudades da comida do Egito. O povo de Deus foi saciado. Deus enviou milhares de codornizes e eles puderam recolher grande quantidade de carne, mas seus desejos estavam tão desajustados que passaram a comer desvairadamente, e a sofreguidão os levou à morte enquanto ainda comiam. Aquele lugar se tornou um grande cemitério, e o povo deu o nome em hebraico de Quibrote-Hataavá, que quer dizer “As sepulturas do desejo” (Números 11.32-34).

O Sl 106.15, posteriormente analisa este trágico evento: “Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma”. Isto demonstra que, o desejo deles se tornou laço, destruição e armadilha. Existe um termo bíblico, concupiscência, raramente usado em ambientes que não sejam teológicos, que fala de um risco presente na alma humana. Sua tradução mais imediata seria “desejo estragado”. Temos desejos legítimos, que lamentavelmente estão adoecidos e pervertidos, por isto não nos satisfazemos quando os realizamos.

"Nosso Senhor considera os nossos desejos não demasiadamente fortes, mas demasiadamente fracos. Somos criaturas perdidas, correndo atrás do álcool, sexo e ambições, desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere seus bolinhos de barro no meio do chiqueiro, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia" (C. S. Lewis, O peso da Glória).

Nosso desejo mais profundo é por Deus, e não por coisas que conquistamos e que se tornam substitutas para aquilo que só Deus pode satisfazer, como bem afirma a teologia clássica: “somos seres finitos com desejos infinitos”. Existem dentro de nós desejos que só Deus pode satisfazer. Buscamos desesperadamente por coisas que nos satisfaçam, projetamos nossa dor e anseios em coisas finitas, sem saber que isto não pode nos satisfazer, e o resultado será maior frustração, vazio e desespero.

Assim, desencontrados em nossos adoecidos desejos, terminamos nossa vida de forma angustiante e vazia, sendo levados para “as sepulturas do desejo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário