terça-feira, 12 de setembro de 2017

Propósito

Resultado de imagem para imagem proposito


Você já parou para considerar como a natureza se complementa e se organiza? Só no Planeta Terra existem 10 milhões de espécies entre plantas e animais coexistindo e se organizando em uma complexa teia de relacionamentos. O universo é harmônico. Todas estas conexões de seres vivos trazem uma ordem impressionante e admirável.

Como estas coisas vieram a existir e subsistem se constituem num grande mistério para a pesquisa e a ciência. Como a água evapora? De onde vem as correntes de ar? Como se formam grandes volumes de águas em ondas abissais? Como se forma a tempestade, como funciona o ecossistema do mar e das florestas?

Certo dia minha esposa observou com espanto ao ver uma de suas lindas flores sendo devorada por lagartas: “Pobre das plantas, como são indefesas!” Apesar de toda esta fragilidade, as plantas subsistem, geram sementes, dão frutos, sobrevivem. Cada espécie identifica seu papel e cumpre seu propósito.

E quanto a nós? Temos sido capazes de entender a missão e vocação que temos neste “network universal”? Cada um de nós possui um dom, uma vocação, não somos um “acidente entre acidentes” que sobrevive despropositalmente entre nascimento e morte.

Nossas escolhas, relacionamentos e decisões devem ser tomadas, levando em consideração o significado maior que nos conecta do particular ao infinito, do interior para o cosmos. Jean Paul Sartre afirmou que nenhum ponto finito tem sentido se não estiver conectado a um ponto infinito...sem a compreensão de algo (ou Alguém maior), torna-se impossível encontrar sentido para as questões existenciais: “Por que nasci, para que vivo e para onde vou”.


O propósito nos ajuda a entender o nosso papel na co-criação e manutenção da vida. Co-criação é uma criação compartilhada que sugere o conceito de um Criador, que extrapola os limites de nosso próprio ser. Jesus deve ter percebido como a vida sem propósito se perde e se esvazia. Por isto disse aos seus ouvintes: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário