terça-feira, 5 de julho de 2016

Tempo



Muito provavelmente você tem vários relógios e quatro ou cinco calendários em sua casa, e ainda celulares modernos com todo tipo de agenda, alarmes, datas a serem lembradas, compromissos marcados e telas de computadores para avivar sua memória sobre um encontro. Recentemente um amigo meu estava encantado com um software que estava revolucionando sua vida.

Existe um texto em Eclesiastes 3.1-8, no qual, em apenas oito versículos, nele encontramos a palavra “tempo” cinco vezes. Ele afirma que os eventos da vida não acontecem por acaso, e que Deus tem um propósito em cada um deles, mesmo naqueles fatos assustadores. Deus nunca perdeu o controle da história, e os céus nunca foram pegos de surpresa. Nenhum fato surpreendeu a Deus de tal forma que ele colocasse a mão na boca, admirado de que não soubesse o que estava acontecendo.

As estações de plantação e colheita foram estabelecidos por Deus. Deus nunca deixou de dar testemunho de si mesmo na história, enviando-nos chuva e estações frutíferas. Ele estabeleceu a “agenda” das estações que vem e vão rapidamente. Alguém afirmou: “Se você não é capaz de rir em tempos de tribulação, você não terá nenhum motivo para sorrir quando envelhecer”. As coisas que hoje nos assustam, transformam-se em experiência, nos humanizam, ainda que não nos tragam, no presente, qualquer sentimento bom.
O uso do tempo revela prioridades. Muitas pessoas afirmam que há tempo para tudo, mas a Bíblia ensina outra coisa. “Para todo propósito há tempo e modo”. Percebem a ideia? Não há tempo para tudo, mas quando se tem propósito encontra-se o tempo. Tempo é questão de foco e prioridade. Geralmente gastamos tempo naquilo que consideramos mais importante, mesmo quando usamos o tempo movidos por medo, angústia, ansiedade e raiva.

Quando há propósito, encontra-se o tempo. 
Tempo é uma questão de prioridade.

Não é raro encontrar pessoas dizendo que quiseram fazer algo ontem mas não encontraram tempo. Na verdade o tempo estava lá, disponível, mas a desorganização ou coisas mais urgentes, prioritárias, relevantes ou importantes consumiram o tempo. Imagine que sua agenda esteja apertada e saturada, mas surge uma proposta de negócio que você sabe que será altamente lucrativa. O que vai acontecer? Você vai remanejar sua agenda de tal forma que encontrará tempo necessário para avaliar e conversar sobre o assunto.


Percebem como o tempo aparece quando se tem propósito? Então, da próxima vez, pense muito antes de dizer: “Não tenho tempo!” Talvez seja melhor dizer: “Tenho tempo, mas estou priorizando algumas coisas que, no momento, são mais importantes”. Não há problema algum em ter prioridades, mas isto nos ajudar a refletir melhor onde estamos gastando preciosas horas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário