quinta-feira, 28 de abril de 2016

Simplicidade gera leveza



Vocês sabiam que o Brasil possui o melhor sistema de filtragem de água nas mãos há muito tempo?

Pois é, baseado em pesquisas norte-americanas, foi publicado o livro The Drinking Water Book, de Colin Ingram, ótima referência para pesquisas sobre sistemas de filtragem de água, que os tradicionais filtros de barro, com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças, e além de tudo, foi inventado por um brasileiro - e nem mesmo sabíamos disso.

Colin Ingram tem 40 anos de experiência como escritor científico, pesquisador, publicações técnicas e consultor. Ele conduziu programas extensos de pesquisa sobre todos os aspectos da água potável e de purificação de água, fazendo avaliação e testes de produtos. “As pesquisas revelam que sistemas mais eficientes são baseados na filtragem por gravidade, onde a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior, justamente como são os filtros de barro no Brasil. Esse sistema mais ‘calmo’ de filtrar a água garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água. Essas conclusões levam a crer que quando um filtro de água sofre uma pressão devido ao fluxo da água da torneira ou da tubulação, o processo fica prejudicado, pois a pressão sobre o conjunto faz com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos como ferro e chumbo passem pelo sistema chegando ao copo do consumidor”.

A pesquisa revela ainda que muitas tecnologias lançadas no mercado não têm muita utilidade, pois, em geral não impedem que elementos perigosos como o flúor ou arsênio passem pelo processo de filtragem. Portanto, é indicado e suficiente a compra de um filtro simples de gotejamento e cerâmica.

Há muitos anos a faculdade de farmácia em Alfenas-MG, onde o número de parasitoses é grande, orientava a população sobre condições básicas de higiene e distribuía filtros de barro de água para a população, além de explicar seu uso e outras técnicas para a descontaminação da água, na tentativa de diminuir a incidência de verminoses.

A água deste filtro, sai da torneira fresquinha, pois a cerâmica diminui sua temperatura em cerca de 5 graus Celsius. Tais filtros de barro, ou de cerâmica, são campeões na filtragem de resíduos da água. Também reduzem quase integralmente a contaminação por cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo.

De um tempo pra cá, a cultura minimalista e a busca da simplicidade tem retomado fortemente. Aos poucos vamos aprendendo que, lamentavelmente temos complicado a arte de viver, perdemos a capacidade de entender que menos é mais. Famílias estão mais complexas e sofisticadas, mas nem por isto mais felizes e resolvidas. Novas teorias tentam desmontar sistemas milenares como se estivessem descobrindo o “o ovo de Colombo”. No entanto, “a natureza ama a simplicidade e a unidade” (Johannes Kepler), além do mais, “simplicidade gera leveza”. As coisas de Deus são simples, mas como diz o sábio Salomão, “Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário