quinta-feira, 7 de abril de 2016

Belief


O canal Discovery Channel lança ainda este mês um documentário sobre a importância da fé. Sua chamada é: “Feche seus olhos, olhe para dentro. A resposta está dentro de você! Belief!”

Esta proposta pode ser atraente, mas esbarra em alguns problemas:

Primeiro, este não é o tipo de espiritualidade cristã. Olhar para dentro é uma das formas de contemplação e meditação, mas corre o risco de se tornar um ensimesmamento. Embora os solilóquio seja importante, e é válido a conversa com o próprio coração, a alternativa cristã passa pela oração, que se dirige não para dentro de nós, mas para um Deus além de nós. A fé cristã aponta para  um Deus fora de nós, Deus presente, mas que não é o inner-self, mas alguém fora de nós. Não encontramos Deus olhando para dentro, mas para fora: “Deus habita num alto e sublime trono, mas habita também com o contrito de espírito”. Confundir Deus com o meu coração e minhas impressões é tão perigoso quanto confundir Deus com a “mãe natureza”. Natureza é criação de Deus, não tem personalidade. É criatura, não criador. Da mesma forma, se olharmos para dentro de nós, dependendo da condição emocional e espiritual, teremos uma tendência maior à depressão, desilusão e cinismo.

Outro problema de achar que a resposta está dentro de nós, é que isto desemboca no subjetivismo.

Na belíssima música do Almir Sater e Paulo Simões, “O Vento e o Tempo”, vemos como isto é fácil de acontecer. Ela diz assim: “Por mais que tente, não entendo. Todo mundo enlouquecendo. Quem é que está com a razão? E tanta gente ainda lendo. Velho e Novo testamento, sem compreender a lição. Verdade é voz que vem de dentro, e mata a sede dos sedentos, o pior entre os meus sentimentos, de mim foi levado enfim pelo tempo”. Veja o que ele propõe: Verdade não está em um livro sagrado, mas “é voz que vem de dentro”. O subjetivismo crê que a verdade está dentro de si, e não fora. Não existe verdade objetiva, nem externa. A verdade é o que você propõe ser verdade, e aquilo que você acredita ser verdade, torna-se verdade. Portanto, nada é verdade, a não ser que eu afirme e creia ser verdade. A verdade deixa de ter a definição de Sócrates que dizia que “a verdade é o que é”, para se tornar “aquilo que creio que é verdade”.

Percebem como isto facilmente e torna um pensamento mágico?

No entanto, 85% dos jovens atualmente crêem que a verdade é aquilo que você crê ser verdade. Steve Jobs, fundador da Apple, teve um câncer de pâncreas e morreu rapidamente porque se recusou a usar os métodos tradicionais e preferiu fazer um tratamento à base de ervas que seus gurus espirituais da Índia lhe forneciam. Sua recusa foi patética e arrogante, mas ele acreditava que ele tinha a verdade, e por isto recusou a medicina.


“Belief” é um estilo de vida e uma necessidade. Como precisamos crer. Jesus encorajou seus discípulos a crerem. “Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim, na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu não lhes diria, pois vou preparar-vos lugar”. A proposta de Jesus é que desenvolvêssemos uma fé, não em nós mesmo, não auto-contemplativa e introjetada, mas uma fé que transcenderia o nosso ser, e se encontraria em Deus. Crer não é um exercício de introspecção, mas abertura das janelas da alma para um Deus transcendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário