quinta-feira, 3 de março de 2016

Encontre o bem no mal

A diferença entre a pessoa negativa e a positiva pode ser ilustrada da seguinte maneira: O otimista vê o copo pela metade e diz: “Que bom, não beberam tudo!”. O negativista diz: “desgraçados, beberam metade!” Dependendo da perspectiva, tudo pode se tornar bem ou mal. 

O homem ordinário pode achar o bem no bom, esta deveria ser uma atitude espontânea e natural, mas o homem extraordinário consegue ir além e encontrar o bem no mal. Nem tudo é o que parece ser, já que a vida é dinâmica. Isto nos leva a pensar que ainda que o processo seja doloroso, a soma final pode ser pode trazer um resultado extraordinário. Mesmo quando o mal é praticado de forma desumana, atitudes do bem podem quebrar ou dirimir tais efeitos. Não é assim que acontece quando o perdão quebra o pavoroso ciclo do mal? O mal foi praticado mas seu efeito neutralizado pela ação do bem.

José (do Egito), conhecido personagem bíblico é um vívido exemplo de como as coisas podem se processar. Ele foi traído pelos seus irmãos e vendido como escravo. Uma caravana o leva ao Egito, e ele passa a conviver com um povo de língua e cultura estranhas, e não tinha direito algum, tornando-se uma mercadoria de Potifar. Um incidente na casa do seu senhor, injustamente o joga numa masmorra onde mais uma vez enfrenta o desprezo e a desumanidade. No submundo ainda consegue ser canal de benção, mas isto não o livra do esquecimento e abandono.

Finalmente, sua realidade se transforma. O desprezado e anônimo presidiário torna-se agora o governador e Ministro de finanças do Egito, a maior potência política daqueles dias mas seu sucesso exterior era permeado com as sombras do passado. Ele ainda precisava lidar com cicatrizes e memórias. Ele precisava transformar o mal em bem.

Num dia aparentemente comum, seus irmãos que lhe infringiram tanto sofrimento são trazidos diante dele: esta era a hora propícia da vingança. Sua afirmação diante dos irmãos, entretanto, mostra-se profundamente libertadora: “Vós intentastes o mal, mas Deus transformou o mal em bem, como hoje vedes”. Na língua original, a ideia ainda é mais enfática: “Vós intentastes o mal, mas Deus intentou o bem”. A mesma força da crueldade usada pelos irmãos, encontrava uma reação igual e contrária na bondade de Deus.

Não é difícil encontrar o bem no bom, embora muitos murmurem até mesmo diante das coisas boas, porque lamentavelmente só sabem reclamar. Contudo, encontrar bem no mal é ainda mais difícil, requer uma dose extra de maturidade e sabedoria. Nem todo ganho é perda, e nem toda perda, ganho.


Somente o tempo dirá se o mal hoje praticado desembocará em perdas ou lucros. Os irmãos de José agiram de forma cruel, mas Deus usou tudo aquilo para colocá-lo numa posição de honra. É possível ver além quando somos capazes de entender que o mal nem sempre tem a palavra final, e assim, situações de dores se transformam em oportunidade de crescimento e vitória. Isto tudo se torna, muito mais fácil, quando distinguimos Deus nos bastidores da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário