quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Hora de agradecer

Resultado de imagem para imagens gratidao

A última quinta feira do mês de Novembro em muitos países é dedicada à celebração do Dia Nacional de Ações de graças, uma data importante para expressar gratidão a Deus.

Gratidão é importante. Ela é um bom substituto para o mau humor, antidoto contra a reclamação, e o caminho para se superar o negativismo, aliás, já viram uma pessoa lamurienta e pessimista se dar bem? Vitoriosos são pessoas agradecidas e que sabem reconhecer a benção, a graça e a beleza da vida, como afirmou Norman Vincent Peale: “Ser agradecido faz todas as coisas melhores”.

Um provérbio francês afirma que “gratidão é a memória do coração”, aliás, “Gratidão é o amor contemplando o passado” (Moacir Bastos). Para ser grato, é necessário desafiar a mente a focar em oportunidades, e é por isto que ela está sempre ao lado de pessoas de sucesso.

A Bíblia muitas vezes encoraja o povo de Israel a recordar os feitos de Deus na história. Lembranças de boas experiências induzem o coração à gratidão. Jesus censurou seus discípulos por não se lembrarem de fatos miraculosos que haviam presenciado. Certa vez ele exortou seus discípulos a se lembrar de um evento acontecido 5 horas antes. “Porventura, não vos lembrais? Estais endurecidos de coração, não compreendeis?”. Não é impressionante pensar que eles se esqueceram disto num prazo tão curto de tempo? Jesus os censura porque recordações nos ajudam a obter vitória no presente.

Quando Davi foi lutar contra o gigante Golias, ele se lembrou de que Deus lhe dera vitória em duas situações memoráveis: quando lutou com um leão com o urso. Agora, ele estava seguro de que o mesmo Deus que lhe capacitara no passado poderia livrá-lo no presente. A vitória de ontem era seu ponto de referência.

Hoje em dia é fácil observar uma grave distorção concernente à gratidão. Pessoas agradecem o que recebem, mas não sabem agradecer quem lhes deu. Dizem: “muito obrigado pelo presente...”, sem saber a quem agradecer. Agradecem a doação, mas não ao doador. Mas é fundamental lembrar que gratidão, intrinsecamente, pressupõe não apenas apreciação pelo que se recebe, mas acima de tudo, por aquele que foi responsável por conceder o presente. Não faz sentido agradecer a dádiva, sem lembrar de quem veio a generosidade.

Infelizmente esquecemos de dizer a quem estamos gratos, embora sejamos capazes de dizer porque estamos gratos. Quando agradecemos, precisamos saber não apenas o que, mas, a quem agradecer.

Por isto oramos assim: “Obrigado, Senhor!” Esta é a forma correta de expressar gratidão. Temos em mente não apenas o objeto recebido, mas o autor da benção. Se não considerarmos isto, a gratidão torna-se genérica e vaga. Deus deve ser sempre a razão da gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário